construir ou comprar

Construir ou comprar imóvel: O que é mais vantajoso?

Será mais vantajoso construir ou comprar um imóvel pronto? Na verdade, a maioria das pessoas opta por adquirir um imóvel pronto sem, nem ao menos, cogitar a ideia de construção. Isso porque desconhecem que, em alguns casos, essa poderia ser uma alternativa melhor.

Neste post, ajudaremos você a descobrir qual delas é a mais indicada para atender às suas necessidades. Curioso(a)? Então confira:

Construir ou comprar: qual a melhor opção?

Não podemos afirmar, genericamente, que uma opção é melhor que a outra. Isso porque, a decisão precisa ser tomada com base no cruzamento das características de cada uma delas com o perfil e a situação atual do comprador/construtor.

No entanto, podemos apontar algumas das vantagens e desvantagens de construir do zero e de comprar uma casa pronta, que ajudarão você a avaliar qual a melhor opção.

Vantagens de comprar imóvel pronto

Mudança rápida

Quem tem pressa prefere optar por adquirir uma casa pronta, uma vez que o imóvel fica imediatamente disponível para a mudança. Contudo, se não estiver em perfeitas condições ou se a configuração do imóvel não atender às necessidades da família, será necessária a realização de reforma e, portanto, a mudança será atrasada.

Opção de financiamento

A oferta de financiamento bancário para imóveis prontos é maior e, apesar de haver linhas de crédito para construção, podem não ser tão facilitadas.

Previsão de gastos

Ao comprar um imóvel pronto a possibilidade de despesas imprevistas é menor. Isso porque o valor total do imóvel, das prestações e de quaisquer outras taxas já estão definidos e, a não ser que seja necessária a realização de reforma, não haverá alterações.

Desvantagens de comprar imóvel pronto

Encontrar o imóvel ideal

É muito mais difícil encontrar pronta a casa perfeita, no local desejado, que caiba todos os seus móveis e dentro do orçamento previsto. Isso porque geralmente é preciso abrir mão de alguma coisa para se adaptar ao imóvel escolhido.

Surpresas desagradáveis

Especialmente se o imóvel for antigo, é muito comum surgirem aqueles problemas que são difíceis de ser detectados no momento da compra, como defeitos hidráulicos, elétricos e infiltrações, por exemplo.

Leia também: PROJETO DE DECORAÇÃO: QUANDO A ECONOMIA GARANTE A QUALIDADE

Vantagens de construir uma casa

Personalização

Ao optar pela construção você participará da elaboração de todo o projeto da casa, podendo, portanto, definir cada detalhe, configuração, material utilizado, acabamento e tudo o mais que desejar.

Economia

A construção de uma casa tende a ser por volta de 30% mais barata do que o valor pago na compra de um imóvel pronto, incluindo a aquisição do terreno.

Tudo novo

Sendo a construção bem realizada, por profissionais especializados, o imóvel não precisará de reparos tão cedo.

Desvantagens de construir uma casa

Demanda tempo

O problema não é apenas o prazo extenso até que seja possível a mudança para a casa nova. Além disso, há o tempo necessário para acompanhar as obras. Mesmo que contrate uma empresa para esse fim, é preciso também ficar de olho na compra de materiais e no cumprimento de prazos para evitar imprevistos futuros.

Exige maior controle financeiro

Durante uma obra, se não houver um controle detalhado de gastos, é muito fácil acabar estourando o orçamento inicial. Tanto a compra de materiais, quanto mão de obra e tudo o que demanda despesa, deve ser anotado e acompanhado.

Com essas principais vantagens e desvantagens já é possível ter uma ideia se o melhor para você é construir ou comprar sua casa nova. Mas, esses são apenas alguns dos muitos fatores que podem influenciar sua decisão.

Se sua opção for pela construção, então temos ainda outro material que pode te ajudar. É o nosso ebook que explica alternativas para reduzir custos de uma obra ou reforma. Clique na imagem abaixo e faça o seu download:

construir ou comprar - obras e reformas
Compartilhar