material de construção - Inova Concreto

Material de construção – os 5 principais cuidados na hora da compra

Uma obra precisa de muito planejamento. Dentre as considerações a serem feitas, está a compra do material de construção. A falta de atenção nesse item pode atrasar e, até mesmo, prejudicar todo o andamento da obra. Sabendo disso, nós da Inova Concreto separamos os 5 principais cuidados em relação a esse item tão importante:

1 – Atenção no projeto

Cada planejamento requer cuidados diferentes com o material de construção. Além da resistência, segurança e durabilidade, que devem ser sempre asseguradas, existem outros fatores a serem considerados. Isso acontece, por exemplo, quando é planejado um isolamento térmico especial em áreas muito quentes ou frias.

2 – Preço baixo não é tudo

Os gastos também devem ser muito bem planejados. Uma profunda pesquisa de preço é a iniciativa que evita a ilusão com preços muito baixos. A ponta de estoque é atrativa, mas o cuidado nesse tipo de compra é dobrado. Uma das precauções é a atenção com o lote de fabricação. Produtos de diferentes lotes podem ter diferença de cor e tonalidade, o que pode trazer complicações na aplicação.

3 – Itens fora de linha

O material de construção normalmente adquirido com pouca quantidade de sobra. Portanto, certifique-se de que os itens comprados (principalmente com um valor mais atrativo) não saíram de linha. Assim você evita dores de cabeça na hora de procurar peças para reposição ou complementação.

4 – Condição físicas dos materiais

Cada material de construção tem durabilidade ímpar. Areia e cimento, por exemplo, devem ser comprados pouco tempo antes da realização da obra e o armazenamento não pode ser feito em qualquer lugar. Condições de uso, como a validade no pacote de cimento, também devem ser avaliadas.

5 – Exija certificação de qualidade

Todo material precisa seguir normas específicas, como ABNT e Inmetro. Certifique-se de que o fornecedor oferece produtos que são testados e aprovados previamente. Isso é fundamental para que não haja nenhuma complicação na qualidade e segurança da obra.

Gostou das dicas? Então confira os outros posts sobre construção civil que temos em nosso blog.

Compartilhar