blocos de concreto

Características dos blocos de concreto: o que merece sua atenção?

Usar materiais de qualidade é a garantia de fazer construções seguras e resistentes. As características dos blocos de concreto são diversas: se destacam por serem versáteis, terem alta durabilidade e preço acessível. Por esses motivos, é um dos materiais mais utilizados em obras residenciais e industriais.  

Existem diferentes tipos de blocos de concreto no mercado, descubra aqui quais são as principais características deles. Aproveite para conhecer as vantagens dessa peça e aposte nelas na sua próxima obra.  

Leia também: CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO: O QUE É E COMO É REALIZADO

Alta resistência 

Os blocos de concreto têm alta resistência, principalmente se comparados com os de outros materiais como cerâmica. Essa característica faz com que ocorra menos perda de material e a diminuição da produção de entulhos. 

Por ser de concreto, essa peça também oferece a isolação contra várias espécies de insetos que poderiam prejudicar sua estrutura. Assim, as obras que utilizam esses blocos não enfrentarão problemas como cupins, por exemplo. 

Maior produtividade 

Ao utilizar peças de concreto em grandes dimensões, é possível realizar projetos com paredes niveladas e bem alinhadas. Isso reflete no aumento da produtividade, rapidez e otimização do tempo da obra. 

Os blocos são compostos por furos, feitos de maneira vertical, que facilitam a passagem de sistemas hidráulicos e elétricos. Dessa forma, não é preciso se preocupar com cortes e quebras nas paredes durante a execução do empreendimento. 

Aplicação direta de revestimento 

Como apresentam grandes dimensões, os blocos de concreto permitem a aplicação direta de revestimento. Desse modo, é possível otimizar o tempo de execução das obras, sem prejudicar a qualidade do projeto. 

Além disso, no caso das construções industriais, há opção de deixar os blocos à mostra. Assim, é possível abrir mão da argamassa e utilizar apenas uma pintura no futuro, se preferir. 

Diversidade de formas e medidas 

Existe uma grande diversidade de formas e medidas de blocos no mercado. É possível adquirir canaletas, elementos de travamentos e vigas produzidas a base de concreto estrutural, por exemplo. 

Essa característica permite a perfeita modulação do projeto, evitando assim quebras e cortes desnecessários. Além disso, é possível aumentar a produtividade da obra e reduzir bastante os desperdícios. 

Isolamento acústico 

O isolamento acústico é outra característica dos blocos de concreto. Isso é possível devido aos diversos furos verticais, localizados na parte interna das peças. Elas auxiliam a distribuição adequada do som. 

O resultado da aplicação desse tipo de material é um ótimo isolamento acústico para os ambientes do projeto. Além disso, como os blocos são bons isolantes térmicos, eles contribuem para deixar os espaços com clima agradável. 

Dimensões precisas 

Produzidos com medidas precisas, os blocos feitos de concreto estrutural apresentam dimensões bem definidas. Isso reduz bastante tanto a aplicação dos revestimentos, quanto os desperdícios causados por quebras ou cortes nas paredes. 

Apesar de o material ter um valor mais elevado quando comparado a outros blocos, seu custo em uma obra se torna mais baixo. Afinal, não será necessário utilizar grandes quantidades de argamassa de revestimento, por exemplo.  

Agora que você conhece as principais características dos blocos de concreto utilize-os na sua próxima obra! Existem modelos para os mais diversos tipos de construções e todos oferecem uma ótima resistência e custo-benefício.  

Na hora de idealizar e realizar o projeto, conte com o nosso ebook 100% gratuito e 100% online:

blog impermeabilização
Compartilhar