Construção convencional e alvenaria estrutural Inova Concreto

Alvenaria estrutural e alvenaria convencional: qual a diferença?

Já falamos em um post anterior sobre os tipos de blocos de concreto, incluindo os blocos estruturais e de vedação. Agora, vamos abordar a diferença de construção convencional e alvenaria estrutural, quais são suas vantagens e quais método é mais adequado para cada caso.

Alvenaria Convencional

Alvenaria Convencional Inova Concreto

A estrutura convencional (ou alvenaria convencional) é o tipo de construção mais comum. Possui função de vedação, sendo necessário a utilização de pilares e vigas para sua sustentação e concreto armado para sua estrutura. É flexível, o que possibilita mais opções arquitetônicas. Além disso, sua manutenção também é fácil.

Por outro lado, é mais suscetível aos improvisos, gera entulho, demanda mais tempo e possui custo mais alto em comparação com a alvenaria estrutural. Por conta da constante quebra dos blocos utilizados no processo da obra para instalação de tubos, gera prejuízo ao meio ambiente e grande perda de materiais, aumentando assim os custos.

blog impermeabilização

Alvenaria Estrutural

Alvenaria Estrututal Inova Concreto

A construção de alvenaria estrutural é feita com blocos que formam a estrutura da construção, vedam e suportam o peso das paredes e da ocupação. Não há necessidade de utilizar vigas ou pilares, a instalação de tubulações pode ser realizada ao mesmo tempo em que se ergue as paredes e pode ter a execução facilmente planejada.

Uma construção de alvenaria estrutural economiza tempo, dinheiro e contribui com o meio ambiente, podendo ter uma execução racionalizada e sem perda de materiais.

Apesar de todos esses pontos positivos, o método possui limitações em questão de modificação estrutural, que só pode ser realizada com uma avaliação criteriosa de um profissional. As mudanças têm que ser previstas antes da execução do projeto, este que deve ser feito por um engenheiro ou arquiteto.

Conclusão

Cada tipo possui suas especificações e aplicações próprias, fazendo com que a escolha entre uma e outra vá além de vantagens e desvantagens. A alvenaria convencional e alvenaria estrutural têm suas diferenças, você pode escolher o material e tipo mais que mais se adeque à obra que será realizada.

Na Inova Concreto você encontra blocos de concreto estruturais, canaletas, blocos de amarração, blocos convencionais, entre outros materiais de máxima qualidade para sua obra. Também temos um sistema de orçamento online fácil e rápido, confira!


Compartilhar