planejamento de obra Inova Concreto

O impacto de um bom planejamento de obra

Na construção civil, ter um planejamento é fundamental para garantir que sua obra seja feita com segurança, qualidade e da forma mais produtiva possível. Ele evita que ocorram atrasos, desperdícios de materiais e grandes dores de cabeça por imprevistos. Por isso, vamos falar um pouco sobre o impacto de um bom planejamento de obra nesse post.

Fatores que envolvem o planejamento de obra

É necessário considerar todos os fatores que envolvem sua construção – necessidades do cliente, mão de obra, materiais, “plano B”, estabelecimento de metas, orçamentos, construtora, fundação, recursos financeiros disponíveis, fornecedores, tempo disponível, clima, preparação de terreno, cumprimento dos requisitos necessários para regularização e licenciamento da obra, projetos e assim a lista se estende de acordo com as necessidades.

Depois de reunir todas as informações necessárias, é possível estabelecer um cronograma e um planejamento de atividades, facilitando a identificação e correção de possíveis falhas ao longo dos passos a serem dados. Isso permite que as ações sejam definidas com mais assertividade, otimizando tempo e evitando possíveis crises.

Baixe nosso eBook gratuito sobre as vantagens de construir com blocos de concreto + dicas de planejamento e orçamento!

Impactos diretos na construção

A organização e o planejamento de obra refletem diretamente na qualidade da obra. Confira alguns impactos que ele pode trazer:

  1. Aumento de produtividade

Com um cronograma a se seguir, fica muito mais fácil realizar as etapas da construção de forma a produzir mais.

  1. Minimiza desperdícios

Quando você planeja a quantidade de materiais que utilizará e faz a compra certa, dificilmente terá sobras, que provavelmente resultariam em desperdícios.

  1. Cumprimento de prazos

Quando prazos e um cronograma de atividades a seguir são estabelecidos, é possível trabalhar de maneira mais ordenada e mais rapidamente, cumprindo as metas dentro do que é proposto.

  1. Diminui custos

Evitando custos extras com problemas, desperdícios, materiais extras, tempo a mais de obra de mão entre outros pontos os custos finais da obra com certeza diminuirão.

Acompanhamento

É fundamental que haja um gerenciamento e acompanhamento da construção. Enquanto a obra ocorre, existe a necessidade de reorganizar o planejamento de obra, gerindo as atividades, seu progresso e o que mais for necessário de acordo com seu desenvolvimento. Isso se deve ao fato de que, durante o processo de execução, algumas situações podem se modificar.

Não há nenhum problema em mudar o que foi planejado, são situações que fazem parte de qualquer processo de construção. O que não pode faltar é o ato de planejar e gerenciar.

O planejamento é a base de tudo

Para resumir, é muito difícil uma obra fluir sem que exista um planejamento adequado por trás dela. Isso faz com que ele seja sua base, diríamos até que uma de suas partes mais importantes.

E você, como está conduzindo seus planejamentos ultimamente? Gostou do nosso artigo? Compartilhe conosco o que acha nos comentários!


Compartilhar
1 Response