cimento queimado - passo a passo

Cimento queimado – Passo a passo para fazer

Ao contrário do que parece, o cimento queimado nada tem a ver com colocá-lo em altas temperaturas. Essa técnica de revestimento, que tem sido cada vez mais utilizada na decoração de espaços rústicos e modernos, na verdade, é muito mais simples de ser executada.

O cimento queimado é muito versátil, pode ser aplicado em ambientes internos e externo, em pisos, paredes e até em móveis, como bancadas e mesas, por exemplo. Além disso, seu custo-benefício é excelente, tem uma ótima durabilidade e fácil manutenção, mas somente quando selado.

Se interessou? Então continue a leitura e aprenda o passo a passo de como fazer o cimento queimado para utilizar em seu próximo projeto.

Como fazer cimento queimado – Passo a passo

A base da preparação do cimento queimado é a argamassa, mas dependendo do local onde será aplicado, sua finalização pode ser diferenciada. Aqui, mostraremos como prepará-lo para a utilização em pisos. Confira!

Material necessário

  • Areia
  • Cimento estrutural
  • Água
  • Resina

Ferramentas necessárias

  • Peneira
  • Lixa fina
  • Colher de pedreiro
  • Régua de alumínio
  • Juntas de dilatação
  • Mangueira de nível
  • Trena

1. Prepare o piso

O piso que irá receber o cimento queimado deve estar nivelado, porém, se for muito liso é preciso chapiscá-lo para ter aderência na hora de receber o revestimento. Além disso, a cada 2 metros de piso coloque juntas de dilatação a fim de evitar rachaduras e fissuras.

2. Misture a argamassa

Misture o cimento e a areia já peneirados (1 medida de cimento para 4 medidas de areia) e acrescente água aos poucos até chegar a uma consistência cremosa.

3. Aplique a argamassa

Aplique essa mistura no piso mantendo uma espessura de aproximadamente 3 centímetros, sempre alisando e nivelando com a ajuda de uma colher de pedreiro ou uma régua de alumínio.

4. Crie o efeito de cimento queimado

Essa é a etapa que diferencia a técnica como cimento queimado. Com a massa ainda úmida, polvilhe pó de cimento sobre toda a superfície e, assim que estiver totalmente absorvido, alise novamente o piso com a desempenadeira de aço. Se desejar um piso colorido, basta acrescentar colorantes ao pó de cimento.

Veja também: Calculadora de controle de gastos para obras e reformas

5. Deixe o cimento queimado curando

Deixe o cimento secar de 3 a 5 dias. Para evitar trincas e rachaduras é indicado que, assim que o piso estiver firme, ele receba borrifadas de água algumas vezes ao dia ou que sejam utilizadas mantas para drenagem (não jogue grande quantidade de água diretamente no cimento antes que seque totalmente). Após a cura, lave o piso com água e sabão de coco.

6. Aplique o acabamento

O cimento queimado é um material extremamente poroso, portanto, pede uma boa impermeabilização. Com o piso totalmente seco, aplique 5 demãos de resina ou cera incolor e deixe secar. As mais indicadas são as resinas acrílicas, que contêm impermeabilizantes e solventes em sua composição.

Viu como o passo a passo para fazer cimento queimado é realmente simples? Porém, dependendo do local em que será aplicado pode requerer um pouco mais de habilidade e conhecimento na área. Mas, se quiser aplicar essa técnica em sua casa e acha que terá alguma dificuldade não hesite em procurar ajuda de um profissional qualificado. Ainda assim, o custo-benefício valerá muito a pena.

Restou alguma dúvida? Então deixe seu comentário abaixo e esclareceremos para você.

Leia também: 5 DICAS PARA DECORAÇÃO DE JARDIM USANDO BLOCOS DE CONCRETO

Compartilhar
1 Response