tubos de concreto

Tubos de concreto: o que são e para que servem?

Você sabe para que servem os tubos de concreto em uma obra? Pois bem, os tubos de concreto são peças circulares, armadas ou não, utilizadas para diversas finalidades dentro do setor de saneamento e infraestrutura, assim como condução de água pluvial, condução de esgoto sanitário, condução de efluentes industriais, poços de visita ou inspeção, galerias técnicas para passagem de pessoas ou infraestrutura de cabos e redes de telecomunicações.   

Existem várias utilidades para os tubos de concreto e diversos tipos recomendados para cada situação. Por isso é muito importante fazer a escolha certa! Caso contrário você poderá ter grandes problemas no futuro, assim como vazamentos, contaminação do meio ambiente e no enfraquecimento do substrato onde os tubos de concreto se encontram, o que pode levar a desabamentos. 

Vantagens dos tubos de concreto

Os tubos de concreto são super versáteis e ótimas alternativas a serem utilizadas nas construções.  

Eles vêm demonstrando ao longo do tempo que são muito mais eficientes do que os feitos em outros tipos de materiais, como o plástico, por exemplo.  

Confiram algumas das grandes vantagens:

  • Eficiência hidráulica – Os tubos de concreto possuem melhor desempenho e eficiência hidráulica, principalmente no que se refere ao desgaste. O plástico, por exemplo, perde seu alinhamento em menos tempo. Já os tubos de concreto, por seu aspecto físico, mantém sua forma e alinhamento por muito mais tempo.   
  • Economia – Os tubos de concreto possuem maior durabilidade, o que gera mais economia, visto que não vai precisar trocar (ou fazer manutenções) por um período maior. Além disso, o processo de fundação e os materiais utilizados na instalação permitem mais economia. Isso acontece porque durante a escavação, escoramento, assentamento e reaterro em uma obra com tubos de concreto, o procedimento é muito mais simples. Ou seja, sua utilização garante redução de gastos com matéria-prima e mão de obra.
  • Resistência – Como já citado acima, eles são muito mais resistentes que os tubos feitos de outros materiais, assim como o plástico e o metal. É importante destacar também que os tubos de concreto possuem mais resistência em seu armazenamento, no transporte e nos fatores externos, como por exemplo, pressão ou impactos depois de instalados. Além disso, são incomparavelmente mais resistentes às condições climáticas.   
  • Versatilidade – São altamente versáteis, visto que podem ser utilizados em obras com diferentes alturas de solos.  
  • Sustentabilidade – Durante a fabricação dos tubos de concreto é utilizada menos energia, além de gerar menos resíduos. Sua instalação também gera menos entulho. Outro ponto importante é que os tubos de concreto são feitos exclusivamente com matérias-primas do meio ambiente, que podem ser reutilizadas. Ou seja, a utilização dos tubos de concreto em sua obra gera grandes vantagens ecológicas também! 

A melhor opção para sua obra!

Gostou do nosso post? Então convido vocês para fazer o quiz da Inova Concreto sobre economia na obra: 

RESPONDER QUIZ

Conheça também nosso site: https://www.inovaconcreto.com.br/ 

Maiores informações podem ser adquiridas pelos telefones: (13) 3864-2032 / (13) 3864-2004 – Ou pelo e-mail: contato@inovaconcreto.com.br.

Endereço: Rua Dois, n° 320 – Cx 78, Parque Industrial – Jacupiranga / SP.

Compartilhar