tipos de mourões

Tipos de mourões: como escolher entre retos e curvos

São vários os tipos de mourões — peças comuns na construção de cercas rurais e até industriais. E não podia ser diferente, pois são fabricados com materiais resistentes capazes de suportar sol, chuva, peso e sustentar a cerca por muitos anos.  

É fácil encontrar mourões de diferentes tipos como os retos e curtos e cada um é indicado para um tipo de construção específica. Saiba mais sobre eles e descubra qual é o modelo de mourão ideal para as necessidades da sua obra.  

O que é o mourão? 

Os mourões são peças pré-fabricadas, também conhecidas como palanques ou estacas. Produzidas com diferentes tipos de materiais, elas podem ser utilizadas em construções residenciais, industriais e rurais. 

Embora sirvam para dar mais sustentação a cercas de sítios, jardins, chácaras e demais áreas de cercamento, seu funcionamento varia dependendo do material de que é fabricado. 

O mourão de concreto, por exemplo, é necessário cavar o solo a uma profundidade mínima de quarenta centímetros antes de fixá-los. Depois disso, é necessário amarrar a tela ou  outro material utilizado para a construção da cerca. 

Leia também: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE LAJES DE CONCRETO

Principais vantagens dos mourões   

O mourão oferece diversas vantagens, como a alta resistência, durabilidade e impermeabilidade. Essa peça também é uma boa opção bastante ecológica, pois evita o desmatamento e corte madeira para a fabricação da peça.  

Além disso, ela ainda proporciona outros benefícios, sendo que os principais deles são: 

  • Podem ser reaproveitados em outros terrenos; 
  • Resistentes a incêndios e fungos; 
  • Custos reduzidos; 
  • Padronização; 
  • Simetria. 

Leia também: GUIAS E MOURÕES: O QUE SÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A OBRA

Tipos de mourão 

De maneira geral, existem três tipos de mourões. Cada um deles apresenta características específicas e são indicados para diversos tipos de obra. Veja abaixo quais são eles e as principais informações de cada um: 

Retos 

O mourão do tipo reto oferece proteção de dois metros para a cerca. No entanto, a depender do material em que foi fabricada, a peça pode ser maior se for preciso cavar o solo para proporcionar mais sustentação. 

Curvos 

Assim como o tipo anterior, os mourões curvos, oferecem proteção de dois metros para a cerca. A diferença é que, em sua parte superior, a proteção faz uma curva de quarenta centímetros onde se emprega o arame farpado.

 

Mourão esticador 

O mourão esticador, por outro lado, é usado em cercas que protegem terrenos com curvas. Devido a essa característica, a firmeza de cercas convencionais pode ser prejudicada. Por isso, costuma-se utilizar duas peças desse tipo para que a cerca fique segura e estável. 

Como escolher o melhor modelo? 

É essencial escolher bem os mourões para cada tipo de terreno que será colocada a cerca, caso contrário, podem ocorrer vários problemas. Para tanto, o ideal é contar com o apoio de um profissional capacitado. 

Ele irá averiguar o terreno e considerar diversos fatores, sendo que os principais deles são: 

  • Técnicas que serão utilizadas para aplicação do mourão; 
  • Características do terreno; 
  • Recursos financeiros. 

Dicas finais  

Agora que você conhece quais são os principais tipos de mourões, escolha aquele ideal para as necessidades da sua obra. Além disso, dê preferência para as peças fabricadas em concreto que oferecem um ótimo custo-benefício, por seu preço acessível e resistência. 

Na Inova, você encontra mourões retos e curvos para a sua obra. Encontre o tamanho ideal e faça a sua cotação em poucos minutos:

FAZER COTAÇÃO

Compartilhar