tipos de concreto

Conheça os principais tipos de concreto utilizados no Brasil

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil brasileira. Ao longo dos anos, surgiram novos tipos de concreto que otimizaram ainda mais a execução de obras, seja para montagem da estrutura de casas ou até mesmo de fábricas.  

Confira a seguir quais são os principais tipos de concreto utilizados no Brasil.  

Concreto na construção civil brasileira 

A primeira fábrica de cimento no Brasil surgiu em 1888 e continuou ativa até 1904. Contudo, foi apenas na década de 1980 que o uso do concreto reforçado com fibras e alta resistência foi fortalecido no mercado.  

Desde então, o concreto evoluiu bastante e foram criados diversos tipos de blocos, que se adaptam com facilidade aos ambientes. Para tanto, as fábricas utilizam grandes quantidades de cimentos, aditivos, agregados e formas de aplicação. 

Principais tipos de concreto 

Atualmente, existem vários tipos de concreto, com propriedades e finalidades variadas. Conhecer cada um deles é fundamental para escolher o mais adequado para a obra, especialmente devido à diversidade de fatores como custo, produtividade, disponibilidade na região, entre outros. Diante disso, confira a seguir  os principais tipos de blocos de concreto.  

Concreto convencional 

O concreto convencional é fabricado com a mistura de água,  cimento, agregados miúdos e graúdos. Por não possuir aditivos, ele apresenta uma consistência mais seca. Ademais, por não ter aço, a resistência desse tipo de bloco à flexão é considerada baixa. 

Concreto armado 

É o resultado da união do concreto com barras de aço e pode ser do tipo usinado ou preparado na própria obra. Por se tratar de uma derivação do bloco convencional, ele também não apresenta aditivos na sua composição e as resistências desses tipos de concreto são similares. 

Concreto usinado 

É aquele produzido em concreteira. Por isso, ele passa por uma pesagem rigorosa dos materiais e tempo de mistura, o que faz com que ele tenha um controle tecnológico de alta qualidade. A vantagem de usar esse tipo é que o cliente pode especificar o tipo de concreto que deseja e obter a garantia da resistência solicitada. 

Concreto autoadensável 

Entre os tipos de concreto, o autoadensável é indicado quando se necessita de alta fluidez sem que ocorra segregação e exsudação, pois ele apresenta slump superior a 200mm. No entanto, esse material tem um custo elevado, o que exige que seja feito um estudo para analisar a viabilidade do seu uso no empreendimento.  

Concreto protendido 

É o concreto no qual são fixados cabos de aço resistentes que podem ser tracionados antes ou depois da concretagem. Por ser uma estrutura altamente resistente, o concreto protendido é indicado na construção ou reforma de ambientes como fábricas e indústrias, por exemplo. 

Concreto de alta resistência 

Como o próprio nome indica, esse material apresenta resistência superior aos demais tipos de concreto convencionais. No entanto, devido ao grande consumo de cimento usado na sua fabricação, o concreto pode apresentar grande tendência a retração, sendo indicado para: 

  • Fundações; 
  • Estruturas em edifícios; 
  • Pavimentos;
  • Edificações de concreto moldado in loco. 
Concreto-Infográfico

Baixar infográfico

Concreto rolado 

É usado como sub-base em pavimentações, pisos de estacionamento e barragens, sendo aplicado por meio de compactação com rolos compressores. Ele é composto por materiais semelhantes aos do concreto convencional, mas com menor trabalhabilidade e consumo. 

Concreto leve 

É um dos tipos de concreto que apresenta menos massa específica, isso porque é composto por agregados leves. É indicado para quando for preciso reduzir o peso estrutural, sendo geralmente aplicado em estruturas pré-moldadas ou pré-fabricadas. 

Concreto celular 

Esse concreto tem uma massa que varia entre 300 kg/m³ e 1.850 kg/m³, sendo que a sua principal diferença é que é utilizada uma espuma especial na sua fabricação, ao invés de agregado de menor massa específica. Geralmente, ele é aplicado em: 

  • Divisórias; 
  • Paredes; 
  • Pré-fabricações; 
  • Painéis pré-moldados; 
  • Pisos. 

Leia também: História do concreto: saiba mais sobre este material construtivo

Compartilhar