Tipos Blocos de Concreto

Tipos de blocos de concreto e suas aplicações

Os blocos de concreto estão conquistando cada vez mais espaço na construção civil. Entre os vários benefícios, construir com o material traz ótimos resultados e facilita a execução das obras. A seguir, falamos um pouco dos tipos de bloco de concreto para você analisar qual o mais viável para sua construção:

1. Bloco estrutural

Tipos Blocos de Concreto

Como diz o nome, são blocos utilizados para dar estrutura a paredes de casas e edifícios. Nesse caso, não é necessário utilizar vigas e pilares para sustentação. São uma alternativa rápida e fácil para realizar obras, exigindo menos materiais e menos mão de obra. Além disso, por conter furos, facilita a instalação de componentes elétricos e hidráulicos e evita o trabalho de instalação posterior que o tijolo tem.

Em contrapartida, esse tipo de alvenaria exige um acompanhamento criterioso do projeto, onde não é permitido mudar paredes de posição, nem mudar as dimensões de portas e janelas uma vez que já estejam definidas no projeto. Esse cuidado é necessário porque a alvenaria estrutural é toda modulada e as paredes são amarradas umas nas outras.

calculas gastos da obra

Ler Post

2. Bloco de vedação

Tipos Blocos de Concreto

Ao contrário do bloco estrutural, o bloco de vedação suporta apenas seu próprio peso, o que faz ser necessário, portanto, a utilização de vigas e pilares para sustentação. Também possuem furos para a passagem de instalações e são usados para fazer o fechamento de paredes. Além disso, proporcionarem certo isolamento térmico e acústico. Entre os tipos de bloco de concreto, são os mais comuns e baratos.

Baixe nosso eBook gratuito sobre as vantagens de construir com blocos de concreto + dicas de planejamento e orçamento!

3. Canaleta

Tipos Blocos de Concreto

As canaletas são iguais aos blocos de concreto, mas possuem um furo mais largo e vazado que facilita a passagem de ferragens e concreto. Elas são utilizadas nas amarrações da obra, colocadas como encaixe entre empenas e lajes e nos alicerces, sustentando respaldos de lajes e janelas.

Concreto-Infográfico

Baixar Infográfico

A Inova Concreto possui um catálogo de blocos de concreto de máxima qualidade para a sua obra. Confira nossos produtos e faça seu orçamento online conosco.


Compartilhar
4 Responses