sustentabilidade em obras

5 tendências de sustentabilidade para construções

A sustentabilidade vem sendo cada vez mais valorizada e colocada como ponto central em empresas e organizações. O conceito de desenvolvimento econômico responsável também está presente no ramo da construção, que busca alternativas para otimizar os recursos tanto durante a obra quanto para beneficiar os clientes que vão utilizar o espaço. 

Quais as ideias para construções sustentáveis? Como construtoras estão reutilizando recursos para proteger o meio-ambiente e ser mais eficazes? Vamos conferir cinco tendências que empresas dos mais diferentes perfis estão seguindo para reduzir o impacto ambiental e os próprios gastos. 

1. Gestão de água 

Algumas soluções simples estão sendo aplicadas para imóveis empresariais e residenciais com o objetivo de economia e reutilização da água. Uma das ideias é construir com pequenos blocos de concreto separados, que deem um espaço para que a água possa escoar e ser armazenada. 

Essa água pode ser utilizada para lavar calçadas e regar jardins e plantações, por exemplo. Além disso, a medida também evita o acúmulo de água em tempestades, facilitando o dia a dia no imóvel. 

2. Eficiência para energia

Outra tendência forte são as fontes de energia alternativa que em algum tempo podem se tornar principais. Os painéis solares estão em diversas construções e são uma saída para o uso de geradores.  

Assim não é utilizada energia elétrica, mas fotovoltaica, que diminui muito o impacto ao meio ambiente e os gastos de quem mora ou mantém o imóvel.  

3. Reutilização de materiais 

Esse aspecto influencia diretamente na economia das construções. É possível aproveitar materiais que por algum motivo não foram úteis em uma construção anterior. Em vez de descartar, é possível remodelar para uso em outras obras. 

Construções com materiais reutilizados podem ser feitas com blocos de concreto pré-moldados, rejeitos de minérios de ferro e artefatos cerâmicos. Essas construções também podem ser realizadas em estruturas pré-fabricadas, diminuindo custos de mão-de-obra, materiais e de tempo.  

4. Materiais moduláveis 

Não é só reutilização do canteiro de obras. Você pode iniciar uma obra com a compra de materiais reciclados, como plástico e madeira, para construir formas modulares. Além de fáceis de ser reformados, esses materiais diminuem o uso de concreto e aço. Não há prejuízo ao meio-ambiente. 

5. Uso da tecnologia 

No século XXI, é claro que a tecnologia não ficaria de fora das tendências. As inovações estão ajudando para a sustentabilidade antes e depois das obras. Entre essas inovações está a modelagem 3D, que fornece uma prévia da execução da obra no local. 

Isso evita desperdício de tempo e de recursos, além de possibilitar testes antes de iniciar os trabalhos. A realidade aumentada, para visualização do acabamento ideal, também pode ser uma aliada importante. 

Como benefício aos que moram ou trabalham no imóvel, os vidros inteligentes podem diminuir em até 25% os gastos com iluminação e temperatura, evitando também o uso da energia elétrica. A economia pode ser muito facilitada com a elaboração de sistemas de manutenção automáticos. 

6. Blocos de concreto 

Isso mesmo! Os blocos de concreto fazem parte da construção sustentável, além de terem preços mais acessíveis. 

Os blocos de concreto geram menos entulho e um maior aproveitamento de material em comparação com as outras opções disponíveis na construção civil. Além disso, permitem o reaproveitamento de materiais que poderiam virar lixo de obra. 

E esse é o primeiro passo da Inova Concreto em direção a um mundo mais sustentável.  

A sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência que chegou para ficar e promete mudar as construções para melhor, com benefícios para o meio-ambiente e o caixa das empresas. 

Com sistemas inteligentes de armazenagem e reutilização, é possível desenvolver obras sustentáveis e adequadas à alta tecnologia.  

A tendência hoje é a produção e o consumo sustentáveis!  

E você? Quer contar com um fornecedor que adota processos responsáveis e desempenha atividades sustentáveis. A Inova Concreto já segue o caminho da sustentabilidade.

Compartilhar