sustentáveis

6 soluções para reutilização de resíduos em obras sustentáveis

As obras sustentáveis são essenciais para minimizar os impactos ambientais que a construção pode provocar no meio ambiente. Práticas ecológicas como a reutilização de resíduos, por exemplo, contribuem para a redução de entulhos e até mesmo geram mais economia para a obra.  

Pensando nos impactos positivos da reutilização de resíduos em obras sustentáveis, a Inova oferece soluções ecológicas para você usar na sua construção. Entenda neste artigo quais são essas soluções e a importância de adotar práticas ecológicas. 

Importância de obras sustentáveis 

A sustentabilidade na construção civil tem como princípio básico a realização de ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e contribuam para a melhora da qualidade de vida da população. 

Para tanto, as construtoras devem adotar algumas atitudes que diminuem os impactos do projeto no ambiente como: 

  • Reutilizar os materiais da obra; 
  • Encontrar formas de economizar energia; 
  • Incentivar o uso consciente dos materiais durante a obra; 
  • Definir alternativas para a exploração de recursos naturais. 

No entanto, além da questão ética e ambiental, existem outros pontos que tornam essas medidas importantes como o aumento da demanda por parte dos clientes por obras mais sustentáveis. 

Soluções para reutilização de resíduos 

Para utilizar as soluções para reutilização de resíduos em obras sustentáveis é preciso saber como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) separa os resíduos na construção civil. Confira: 

  • Grupo A: resíduos de pavimentação como cascalho, cimento, solo, tijolos, concreto, argamassa e resíduos de reformas em edificações; 
  • Grupo B: plásticos, gesso, papéis, papelão e itens recicláveis para destinação fora da construção civil; 
  • Grupo C: vidro, lã e demais itens que não podem ser reciclados; 
  • Grupo D: tintas e solventes considerados resíduos perigosos. 

Note que somente os dois primeiros grupos podem ser reciclados. Enquanto isso, os grupos C e D devem ser descartados em lugares específicos como os aterros disponibilizados pela prefeitura. 

Com base nisso, as empresas de construção civil podem adotar algumas soluções para reutilização de resíduos. Veja, abaixo, as principais delas. 

1 – Processo de preparação para produção 

Os processos de preparação produção são uma excelente forma de evitar o desperdício e a sobra de materiais nas obras. Pois, ele propõe a utilização de um sistema enxuto que ajude a empresa a compreender todos os processos que serão realizados durante a obra, o tempo de execução e a quantidade de material usado. 

2 – Layout do canteiro de obras 

Estudar o layout do canteiro de obras é outra das soluções para reutilização de resíduos em obras sustentáveis. Com a esquematização correta desse espaço, é possível definir os espaços estratégicos para o depósito de cada material, algo que promove diversos benefícios como: 

  • Poupa tempo; 
  • Economiza material; 
  • Evita que os materiais se misturem; 
  • Evita o acúmulo de resíduos na obra. 

3 – Planejamento da entrega de materiais 

O planejamento da entrega de materiais tem como objetivo priorizar a entrega de materiais no momento certo, ou seja, quando eles forem realmente necessários. Essa solução evita uma série de problemas como a estocagem prolongada, a perda de tempo e confusões na hora da separação para reutilização. 

4 – Britagem de resíduos do grupo A 

A britagem dos materiais do grupo A está entre as melhores soluções para reutilização de resíduos em obras sustentáveis. No entanto, para adotar essa forma de reciclagem é preciso ter alguns cuidados como não misturar os materiais vermelhos com concreto e colocar cimento, cascalho e argamassa juntos. 

5 – Utilização de dutos 

A construção prévia de dutos que enviam o entulho diretamente para a britadeira é uma solução eficaz para a reciclagem adequada dos resíduos. Essa estratégia facilita tanto a separação dos resíduos, quanto a economia do tempo de quem está trabalhando na obra. 

Inova Concreto: práticas sustentáveis 

Inova Concreto também está no caminho da sustentabilidade e adota soluções para reutilização de resíduos em obras sustentáveis. Um exemplo disso é o seu compromisso com a menor geração de entulho ao fabricar produtos racionalizados, que contribuem para reduzir o corte e quebra durante a sua utilização na obra. 

Compartilhar