qualidade do bloco

Saiba como conferir a qualidade do bloco de concreto

Que o bloco de concreto é uma ótima opção na hora de construir ou reformar você já sabe. Mas será que consegue identificar a qualidade do bloco antes de realizar sua compra?  

 

Em primeiro lugar, todos os blocos devem seguir os parâmetros de qualidade exigidos pela norma NBR 12118. Na hora de comprar procure pelo selo de qualidade ABCP ou por selos de conformidade com as normas ABNT.  

 

Os blocos devem ter aspecto homogêneo e arestas vivas, e não apresentar trincas ou manchas que possam afetar sua resistência e durabilidade.  

Alguns testes simples podem ajudar a identificar a qualidade do bloco. Confira: 

qualidade do bloco

  • Permeabilidade à água  

Derrame uma pequena quantidade de água na superfície horizontal do bloco e observe sua absorção. Para os blocos com resistência acima de 10MPa, a água deve permanecer na superfície praticamente sem penetrar. Já no caso dos blocos abaixo dessa resistência a água deve penetrar lentamente. Qualquer ação diferente disso pode indicar baixa qualidade do material. 

 

  • Formação de estrias  

Observe a lateral do bloco de concreto e verifique se as estrias verticais se formaram. Se sim, isso significa que o material está dentro do padrão e que a qualidade do bloco não foi comprometida. 

 

  • Definição das arestas  

Arestas irregulares indicam concreto com desequilíbrio de materiais, prejudicando a coesão da mistura e a compactação do concreto.  

 

Transporte, recebimento e armazenamento  

O transporte também é fundamental para garantir a qualidade do bloco até o destino de entrega. 

É aconselhado preparar um espaço para descarrego e armazenamento que seja, de preferência, plano e coberto (no caso de não ter cobertura é importante cobrir os blocos com uma lona para não umedecerem em caso de chuvas). Este espaço também precisa ter fácil acesso para a entrada do caminhão.  

 

Eleja um responsável que fará as verificações durante o descarregamento e que garantirá a guarda correta dos blocos de concreto, que deve ser feita em pilhas de até oito fiadas e, de preferência, sobre tablados ou bases de concreto. 

 

Tipos e características do bloco de concreto 

Cada bloco de concreto possui suas características e finalidades. É fundamental que eles sejam utilizados da maneira correta.   

 

  • Bloco de concreto de vedação 

Este material exige a construção conjunta de estruturas como pilares, vigas e cintas de amarração, pois possui baixa resistência e, sozinho, não suporta as cargas da edificação ou muro.  

 

  • Blocos de concreto estruturais 

São mais resistentes e suportam o peso da edificação. As tubulações hidráulicas ou elétricas são instaladas no interior da parede, passando por dentro dos furos dos blocos de concreto.  

 

  • Canaleta de concreto  

Possui formato de “U” e são utilizados junto aos blocos de concreto de vedação ou estrutural.  

 

  • Meio bloco de concreto e blocos compensadores 

Eles são usados para atingir as medidas necessárias das paredes e muros, sem que seja necessário quebrar blocos inteiros, o que poderia causar perda da resistência do material. 

 

  • Blocos de concreto chanfrados 

Semelhantes aos meio-blocos, mas com um chanfro de 45°. 

 

  • Blocos de concreto de amarração 

São utilizados para melhor acomodar a união de paredes e grautes. 

 

  • Blocos de concreto elétricos e hidráulicos 

São blocos de concreto menores, já preparados para receber os pontos de elétrica e hidráulica. 

 

  • Blocos de concreto celular autoclavado 

Possui uma densidade menor do que os blocos de concreto comuns sem perder algumas propriedades de resistências. São indicados para construções de alvenaria de vedação, churrasqueiras, preenchimento de lajes, entre outras aplicações. 

Planilha para economizar na obra ou reforma

Compartilhar