argamassa

Saiba como acertar na argamassa para blocos

De todas as etapas de uma construção, uma das mais importantes é saber fazer a argamassa para blocos corretamente. Isso porque a argamassa para blocos é um item fundamental para a boa execução de uma alvenaria, seja de vedação ou estrutural.  

Embora existam argamassas industrializadas que trazem mais praticidade (sendo essas compradas pré-prontas em pó), a argamassa para blocos tradicional é ainda muito utilizada nas construções. Isso porque a argamassa convencional é simples de ser feita e possui um ótimo custo benefício. Mas, é muito importante destacar que o fato de ser feita de forma simples não significa que não precisa ser bem-feita, porque é fundamental seguir o processo para garantir a qualidade do material. 

Outro detalhe importante é a qualidade da água que será utilizada para fazer a mistura da argamassa, além, é claro, da quantidade exata que deve ser adicionada. O “ponto” ideal da massa é que ela fique bem maleável e que adira facilmente ao tijolo, ao piso, ladrilho e etc.  

argamassa

Argamassa para blocos 

As argamassas para blocos são utilizadas em diversas funções na construção de prédios e casas. Por isso, existem fórmulas e misturas com diferentes proporções de seus componentes básicos (chamadas de traços da argamassa), para guiar o profissional a chegar no ponto ideal para cada situação. Incluir mais cimento na mistura, por exemplo, dará mais resistência à argamassa. Se colocar mais cal, o resultado será mais plasticidade na aplicação da massa.  

Modo de preparo 

O modo de preparar a argamassa para blocos pode variar conforme a experiência do construtor, da disponibilidade dos materiais e as funções da alvenaria, ou seja: se é alvenaria de vedação ou alvenaria estrutural.  

Também é importante destacar que economizar na argamassa para assentar blocos pode comprometer de forma significativa a qualidade final das paredes, criando rachaduras e tricas. 

 

Dicas para argamassa de assentamento para blocos:  

É possível fazer uma boa argamassa para blocos mesmo sem cal, utilizando os seguintes traços: 1:8 (uma parte de cimento para oito partes de areia) ou 1:6 (uma parte de cimento para seis partes de areia). 

 

O traço de 1:6 é melhor de ser trabalhado pelo pedreiro, enquanto que o traço de 1:8 é mais econômico, porém, pode exigir o uso de aditivo plastificante.  

 

Já os principais traços de argamassa para blocos com o uso de cal em uma parede de vedação são: 1:2:8 (uma parte de cimento, duas partes de cal e oito partes de areia) ou 1:0,5:7 (uma parte de cimento, meia parte de cal e sete partes de areia). O primeiro traço é um dos mais utilizados nas obras convencionais, enquanto que o segundo é mais econômico.  

 

No caso da alvenaria estrutural, a argamassa possui uma importância ainda maior, pois está ligada diretamente na questão da segurança estrutural da edificação. Os traços mais utilizados nesses casos são 1:1:6 (uma parte de cimento, uma parte de cal e seis pares de areia) ou 1:0,5:5 (uma parte de cimento, meia parte de cal e cinco de areia).  

Clique aqui para ver uma tabela completa. 

 

É importante ressaltar, ainda, que a utilização da cal hidratada na argamassa para blocos possui uma série de vantagens, porque, em termos construtivos, a cal ajuda na plasticidade da argamassa fresca e na deformabilidade da argamassa endurecida, minimizando as microfissuras, principalmente em lugares sujeitos à mudanças bruscas de temperatura ou molhagem e secagem reincidentes.  

Compartilhar