parede de concreto

Revestimento para parede de concreto – como fazer?

parede de concreto tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos, seja na área externa ou interna. Existem vários tipos de revestimento para você decorar a sua casa do jeito que desejar. E o melhor é que esse tipo de aplicação é fácil e prática de fazer.  

Quer saber mais? Então, descubra aqui quais são os tipos de revestimentos cimentícios disponíveis no mercado e um passo a passo simples de como fazer a aplicação. No final do texto, você estará pronto para decorar a sua casa e inovar na decoração.   

Tipos de revestimentos cimentícios para paredes de concreto  

Os revestimentos cimentícios para paredes de concreto são cada vez mais utilizados nos projetos arquitetônicos. Feitos de cimento, eles tornam o produto mais rústico e proporcionam um ar sofisticado e moderno ao projeto.  

Esse tipo de revestimento pode ser utilizado em ambientes externos, como fachadas, muros e paredes residenciais ou comerciais. Isso ocorre porque ele possui alta resistência, grande durabilidade e exige pouca manutenção.  

Embora os revestimentos cimentícios sejam usados em áreas externas, ele também pode compor o interior de residências e prédios comerciais para dar um toque decorativo ao ambiente.  

Leia também: Inove na decoração: saiba como pintar blocos de concreto

Tipos de revestimentos cimentícios  

A escolha do revestimento cimentício depende do seu gosto e de como deseja utilizá-lo no projeto. Confira abaixo quais são os principais deles e as indicações de uso de cada um deles:  

  • Modelos que imitam pedras: ideais para garantir um ar de naturalidade ao ambiente; 
  • Modelos que imitam lajotas  tijolinhos: indicados para acabamento de churrasqueiras de alvenaria para dar um ar rústico e colonial;
  • Modelos em relevo: usados em varandas ou salas de estar para atribuir um ar moderno ao ambiente. 

Após conhecer melhor sobre os  tipos de revestimentos, escolha aquele que combina com o projeto de decoração da sua casa. Em geral, os moldes são vendidos nas  melhores construtoras e feitos com materiais resistentes.  

Como fazer revestimento para parede de concreto: passo a passo 

Fazer revestimentos cimentícios para parede de concreto é um processo simples e fácil. Para tanto, basta separar os materiais corretos e seguir o passo a passo para evitar rachaduras e imperfeições nas placas. Confira:  

1º Passo: separe os materiais  

Para fazer o revestimento cimentício você vai precisar de apenas 3 materiais e alguns utensílios. Veja quais são eles: 

  • Forma 3D em Abs 
  • Areia peneirada 
  • Cimento
  • Água

Leia também: Já pensou em usar concreto na decoração? Confira as dicas e tendências

2º Passo: prepare a massa  

Para o preparo da massa, separe um recipiente e meça os materiais da seguinte forma:  

  • 1 medida de cimento; 
  • 2 medidas de areia peneirada; 
  • Água.

Misture a areia e o cimento em um recipiente. Em seguida, adicione a água gradualmente até obter uma massa homogênea e aquosa. 

 Despeje a mistura na forma 3D, balance um pouco para tirar as bolhas e para a massa assentar bem. Por fim, deixe secar por aproximadamente 24h e desenforme.  

3º Passo: aplique na parede   

Após desenformar as peças, elas devem ser aplicadas diretamente na parede de concreto. Contudo, para garantir bons resultados, é necessário preparar a superfície deixando-a lisa e livre de impurezas. 

Agora você já sabe como fazer revestimento para parede de concreto e a melhor maneira de usa-lo em sua decoração. Então, mãos à obra e boa sorte!

Gostou desse conteúdo? Continue lendo: 5 residências elegantes feitas com blocos de concreto 

Compartilhar