Regras e dicas básicas para fazer lajes 

Fazer lajes é algo muito comum nas construções brasileiras. Este tipo de cobertura ganha preferência pela facilidade que proporciona na hora de levantar um novo pavimento, ficando assim a laje como um piso. Quartos, salas e até mesmo áreas de lazer são construídas em cima das lajes que, é claro, precisam ser muito resistentes.   

 

Por isso, são necessários alguns cuidados na hora de fazer lajes: escolher o material adequado, fazer o planejamento correto e seguir à risca as dimensões e orientações do projeto estrutural elaborado por um engenheiro, por exemplo. 

 

Tipos de lajes:  

Existem dois tipos básicos de laje: concreto batido (ou maciça) e a pré-moldada (ou pré-fabricada).  

 

A escolha de fazer lajes de concreto batido é feita por diversas vantagens, como alta resistência, bom isolamento acústico e térmico, além de ter menor possibilidade de apresentar fissuras e trincas. A opção mais simples, comum e tradicional é aquela em que a superfície é lisa na parte superior e inferior, e é apoiada nas vigas da construção.  

A laje conhecida como nervurada ou “caixão-perdido” é formada pela união de vigas e lajes, e a laje cogumelo, por outro lado, é uma laje nervurada que não utiliza vigas.   

 

Já a escolha por fazer lajes pré-moldadas ou pré-fabricadas deve-se ao fato de oferecer mais facilidade, rapidez e menor investimento.  

 

Como fazer lajes de concreto batido: 

Este tipo de laje é moldado na própria obra, normalmente em formas de chapas de compensado e de concreto armado. Essas chapas são apoiadas em tábuas de madeira e sustentadas por postes de apoio ou escoras.   

 

A armação da laje de concreto é formada por vergalhões e distribuída sobre a forma plana, onde o concreto será despejado. Quando o concreto seca, é formada uma rocha plana artificial. Para fazer lajes de concreto é preciso muita madeira e mão de obra de marcenaria.  

 

Como calcular o material necessário para fazer lajes de concreto:   

O primeiro passo é calcular o volume da laje para saber a quantidade de cimento, areia, pedra ou concreto usinado que irá precisar. Para isso, multiplique as medidas da largura, altura e espessura da laje, cuidando com as unidades de medida.  

 

Depois, multiplique o volume por 1,2 para considerar o concreto que irá penetrar entre as lajotas e as vigas. 

 

Se for utilizar o concreto usinado, não precisa fazer mais nada. Caso tenha optado por rodar o concreto na obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para ter o rendimento correto. O rendimento determina a quantidade de cimento, areia e pedra para produzir 1 m³ de concreto. Depois é só multiplicar o rendimento de cada material pelo volume calculado anteriormente.  

 

As telas ou as malhas de aço geralmente são compradas prontas e para saber a quantidade certa basta dividir a área (largura x comprimento) da laje por cinco. Para saber a quantidade das tábuas de caixaria, é preciso calcular o perímetro externo e dividir pelo tamanho da tábua.  

 

A quantidade de escoras é igual a área da laje e a quantidade de tábuas para suporte é igual a área da laje dividida pela área da tábua. 

 

Gerencie projetos de construção

Compartilhar