qualidade na construção civil

Qualidade na construção civil: regras para análise

O mercado de construção demanda das empresas responsáveis uma grande quantidade de projetos. É importante, porém, sempre manter-se à frente quando o assunto é qualidade na construção civil. Prestar atenção em alguns fatores e estratégias pode garantir maior competência na construção civil, tanto do ponto de vista econômico, como operacional. Porém, quais são os recursos existentes para isso?

Entenda a importância da qualidade na construção civil e, além disso, alguns métodos sugeridos para avaliar planejamento da obra, materiais e execução do serviço.

Planejamento estratégico para maior qualidade

Um mapeamento metódico e detalhado sobre os processos da obra é imprescindível para obter maior qualidade na construção. Essa análise de processos também auxilia a construtora a ter uma ideia de suas capacidades operacionais, aumentando a noção de competitividade em relação a outras empresas do mercado. A análise SWOT é amplamente empregada para encontrar os pontos fortes e as oportunidades.

Assim como o Business Process Management, ou BPM, usado profissionais administrativos ou gestores para aprimorar e modelar o fluxo de processos. No contexto da construção civil, o BPM auxilia não só na realização do projeto, como também na melhoria da qualidade.

Dentre as etapas desses sistemas de gestão de qualidade estão:

  • Definição dos processos a serem desenvolvidos pela empresa;
  • Analisar os atuais processos de qualidade já existentes;
  • Definição de prioridades;
  • Planejar e executar manutenções contínuas durante todo o projeto.

Implantando sistemas

A implantação desses sistemas pode ser realizada por equipes de profissionais internos, como administradores e gerentes. Outra boa estratégia é recorrer a consultorias externas especializadas.

O planejamento sistematizado aumenta o controle sobre os processos e produtividade diária, pois delega funções de antemão e prevê soluções. A economia de investimento acompanha tudo isso, já que, no planejamento auxiliado por um sistema de gestão, os gastos são detalhados e calculados com maior precisão. Ao implementar um sistema de planejamento para assegurar a qualidade de sua construção, portanto, você deve prestar atenção nos seguintes fatores:

  • Cumprimento de prazos: o prazo de entrega estipulado pelo cliente deve ser respeitado, entrando no planejamento estratégico como deadline para todos os serviços orçados.
  • Controle de produtividade: é importante prestar atenção nas condições gerais dos colaboradores da construção. A segurança, quantidade de pessoal e tarefas a serem realizadas devem estar de acordo com as normas do trabalho. Muitas vezes, a qualidade da construção fica comprometida pela falta de funcionários, por exemplo.
  • Controle de desperdício e refações: o custo de realização do projeto depende dos materiais e ajustes necessários. Uma construção de boa qualidade se beneficia de uma análise realizada por sistemas de gestão. Analisando as necessidades e prazos, o projeto consegue otimizar o investimento nos materiais e no tempo das refações.
  • Serviços terceirizados: um planejamento também proporciona mais controle sobre os prazos e necessidades dos serviços terceirizados. A qualidade da obra depende dos prazos e qualificações desses serviços essenciais.

 

Métodos de avaliação da qualidade na construção civil

Para avaliar e assegurar uma maior qualidade na entrega da sua obra, existem diversos métodos de melhoria e análise de processos. A maioria dos métodos envolve uma observação cíclica e contínua.

Algo em comum entre esses sistemas é a tecnologia. Planilhas e análises tornaram-se muito mais ágeis e eficazes quando quantificados por um software – ou até mesmo tecnologia mobile. O controle manual, portanto, abriu espaço para a inteligência artificial e sistemas virtuais de análise de rendimento, relatórios e comunicação interna da empresa de construção.

Alguns métodos que asseguram maior qualidade da obra são:

  • ISOs (orientações para melhorias e mudanças na empreitada);
  • Kaizen (método japonês de melhoria contínua);
  • Seis Sigma (combinação de métodos de controle estatístico de todos os processos);
  • Gestão da Qualidade Total (incorpora a noção de qualidade em todos os processos).

Outro método cíclico relevante é o PDCA. A sigla em inglês significa Plan, Do, Check, Act (Planejar, Fazer, Checar, Agir) e é utilizada para gerenciar as etapas do projeto. As diferentes ações são analisadas de acordo com os objetivos de feitura e melhoria na qualidade. Esse é um exemplo de método cíclico e contínuo que também pode ser usado para garantir a qualidade da obra.

Relatório Diário de Obras

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