Planejamento de segurança em canteiros de obras 

Muitos aspectos precisam ser pensados e planejados para alcançar o sucesso de uma obra, entre elas, e que talvez seja a mais importante, é o planejamento de segurança em canteiros.  

Isso porque prezar pela saúde e pelo bem-estar dos trabalhadores envolvidos nesse processo é uma obrigação da construtora, além disso, traz diversas vantagens ao ambiente de trabalho e aos resultados entregues.   

Prevenir acidentes, cumprir com as normas regulamentadoras e fazer manutenção preventiva dos equipamentos são apenas algumas das ações para garantir a segurança no canteiro de obras.    

Vale ressaltar que esses cuidados devem ser tomados independentemente da dimensão da obra ou até mesmo do número de profissionais envolvidos.   

Entre os grandes benefícios de uma gestão eficaz, podemos citar o aumento da produtividade, maior qualidade dos serviços realizados, redução no volume de acidentes de trabalho e casos de doenças ocupacionais, segurança de aprovações legais e economia de recursos.   

Abaixo listamos algumas dicas de segurança que irão fazer toda a diferença na obra. Confiram:   

Dicas para segurança  

  • Treinamento e conscientização: Devem ser prioridades para todos os profissionais que visitarem o canteiro de obras, independentemente do tempo de permanência no local ou da função exercida. Para evitar qualquer tipo de acidente é fundamental que as pessoas nessa face da construção recebam orientações adequadas, concisas e transparentes sobre adoção de rotinas seguras, práticas adequadas, operação de maquinário, equipamentos de segurança obrigatório e procedimentos em situações de emergência.   
  • Uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva): O uso desses equipamentos é obrigatório, pois garante a segurança dos profissionais no canteiro de obras. Por isso, sempre disponibilize os equipamentos de segurança em perfeito estado para os funcionários contratados e terceirizados. Outro ponto importante é orientar os profissionais sobre o uso adequados dos EPIs EPCs, bem como um documento que ateste o seu recebimento.   
  • Normas regulamentadoras: Existem várias normas técnicas do Ministério do Trabalho que não podem ser ignoradas na rotina da construção civil e no canteiro de obras.   
  • Manutenção preventiva: As máquinas e os equipamentos precisam estar em bom estado. Por isso, é fundamental fazer a manutenção constante.   
  • Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado: Boa parte da segurança no canteiro de obras está diretamente relacionada a limpeza e a organização do local.     
  • Priorize a prevenção: Melhor do que esperar por algum problema é evitar que ele aconteça. Por isso, é importante estudar falhas e possíveis riscos.  
  • Software de monitoramento: Em meio ao digital, nada melhor que adotar o que a tecnologia tem de melhor para oferecer, garantindo assim um nível mais elevado de segurança nos processos de trabalho. O gestor que fica com um software de monitoramento móvel, por exemplo, fica a par de tudo que acontece com a equipe em tempo real. Ou seja, além de utilizar vários dados para fundamentar as tomadas de decisões, o período de ação é menor, os resultados mais rápidos e a produtividade é otimizada.   

O que diz o PCMAT e a NR 18  

Os funcionários da Construção Civil lidam com uma rotina pesada de trabalho, que envolve o uso de maquinário e equipamentos que podem colocar a segurança e até mesmo a vida em risco. Por isso, o PCMAT desenvolveu uma série de regras que precisam ser atendidas para garantir a segurança dos funcionários envolvidos nas atividades em canteiros de obras, sendo essas exigências baseadas nas informações técnicas da Norma Regulamentadora (NR-18).    

Quais são as regras que precisam ser atendidas  

  • Utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), assim como luvas e capacete, por exemplo.   
  • Utilização de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), assim como placas de sinalização e extintores.   
  • Promoção de treinamentos de segurança com o objetivo de preparar os operários para acidentes que podem acontecer no ambiente de trabalho.   
  • Planejamento de técnicas que promovem a segurança do trabalhador, segundo as orientações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).   
  • Promoção de reuniões e conversas com o objetivo de mostrar a importância de tomar todos os cuidados para garantir a segurança no ambiente de trabalho e como os acidentes podem ser evitados se tomadas as devidas precauções.  

Inova Concreto   

A Inova Concreto é uma empresa jovem e dinâmica que surgiu da necessidade de ter produtos de qualidade no mercado da construção civil na região do Vale do Ribeira. Atualmente, fabrica blocos de concreto, pisos de concreto, lajes treliçadas, mourões de cerca, guias de concreto e tubos de concreto.   

Tem como objetivo garantir o melhor atendimento aos clientes e sempre busca o desenvolvimento de novos produtos, usando o que há de melhor em tecnologia e equipamentos para garantir um produto final de excelente qualidade.  

Para saber mais acesse:  https://www.inovaconcreto.com.br/  

Compartilhar