piso de concreto

Piso de concreto polido ou cimento queimado? Saiba escolher!

piso de concreto polido e o de cimento queimado tornaram-se uma tendência na construção civil nos últimos anos. É comum encontrarmos projetos residenciais ou empresariais envolvendo esse tipo de material. Mas você sabe qual a diferença entre eles? E também, quais são os melhores projetos para cada um?  

Para esclarecer essas dúvidas, vamos explicar melhor o que é cada piso de concreto e onde eles são aplicados. Vamos lá? 

Leia também: 5 dicas para você acertar na escolha do piso de concreto

Diferenças entre o piso de concreto polido e piso de cimento queimado 

piso de concreto mais rústico é uma tendência em projetos residenciais e comerciais. Para obter essa consistência você pode utilizar o cimento queimado ou o concreto polido. 

Geralmente, o piso de cimento queimado está relacionado a algo simples e provisório como o de um canteiro de obra. Por outro lado, o concreto polido é frequentemente associado ao uso industrial como em garagens de prédios e shoppings. 

No entanto, nos últimos anos eles ganharam destaque na arquitetura como forma de atribuir mais sofisticação, estilo e durabilidade ao projeto. Embora pareçam visualmente semelhantes, eles apresentam características e vantagens diferentes. 

Para decidir utilizar o concreto polido ou o piso de cimento queimado na construção, você precisa considerar esses aspectos. Saiba mais sobre esses aspectos logo abaixo: 

Concreto polido 

Esse tipo de piso de concreto era usado em  fábricas, shoppings, estacionamentos de prédios e demais locais com tráfego de veículos pesados. No entanto, nos últimos anos, ele se tornou cada vez mais utilizado em ambientes internos como cozinhas, quartos e salas. 

O uso de concreto polido em projetos residenciais apresenta uma característica diferente do seu uso industrial: a possibilidade de realizar o acabamento com equipamentos conhecidos como “helicópteros”. Esse recurso permite que você alcance a resistência e a tonalidade desejada

Após a aplicação desse tipo de piso é importante que ele seja nivelado e receba cortes para dilatação, processos que ajudam a evitar fissuras e desplacamentos. Além disso, outras vantagens do uso de concreto polido são:  

  • Maior resistência a impactos; 
  • Superfície lisa e brilhante; 
  • Exige menos cuidados especiais com limpeza e manutenção;
  • Dispensa o uso de abrasivos que podem manchar o piso. 

Vale lembrar que, para obter bons resultados, é importante utilizar equipamentos corretos para a aplicação e execução do acabamento. Caso contrário, o piso pode apresentar fissuras e diminuir a sua durabilidade e vida útil. 

economia na obra
Acessar Quiz

Cimento queimado 

Apesar do nome indicar um processo de queima, essa técnica polvilha o cimento em pó na argamassa de contrapiso, que foi recém-executada. Em seguida é feito o acabamento usando uma desempenadeira metálica lisa. 

Para realizar o processo sobre contrapisos já existentes, é preciso limpar bem a superfície para aplicar a mistura de cimento, adesivo PVA ou acrílico e água. Ela é aproveitada como uma ponte de aderência entre o piso antigo e o acabamento. 

Além de passar por um processo diferente do piso de concreto polido, a aplicação do cimento queimado tem um preço relativamente baixo e oferece diversas vantagens como: 

  • Alta durabilidade;
  • Não causa fissuras; 
  • Não provoca a delaminação do piso. 

Também é possível obter diferentes tonalidades. Para tanto, basta utilizar pó de mármore, pó de quartzo e pigmento colorido em pó até atingir a cor desejada. Assim, ele pode se adequar aos mais diversos tipos de projetos arquitetônicos. 

Quer mais dicas para a sua obra? Então, confira a nossa página de ebooks e confira materiais completos e gratuitos.

Compartilhar