Paver ou calçada de concreto

Paver ou calçada de concreto? Faça a melhor escolha

Conheça as vantagens e as desvantagens entre o Paver e a calçada de concreto. Pense no seu gosto, no estilo da sua construção, no seu orçamento e no tempo de execução para tomar a decisão certa! 

A escolha da calçada da sua casa é tão importante quanto o piso interno, por exemplo, pois você irá conviver com ela durante muito tempo. 

Leve em consideração o estilo do seu imóvel na hora de escolher entre o Paver ou caçada de concreto, pois é importante seguir o mesmo padrão.  

É importante considerar também a durabilidade e a praticidade entre os dois estilos.  

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles para que você possa fazer a melhor escolha?  

Paver ou calçada de concreto 

  • Paver 

É o nome dado para blocos pré-moldados de concreto ou paralelepípedos. É possível encontrá-los no mercado em diversos modelos e com espessuras diferentes, sendo ótimas opções nos mais variados projetos.  

Existe a possibilidade de instalar o Paver de forma rápida e padronizada, não havendo a necessidade de materiais específicos para colar as peças. O próprio atrito entre elas será suficiente para prende-las no chão.  

É importante, porém, tomar cuidado com o preparo da superfície, que deve ser nivelada, compactada e com camadas de areia ou pó de brita, de acordo com as recomendações do fabricante.  

Para evitar problemas futuros, garanta que está comprado os blocos que foram produzidos seguindo o controle de qualidade. Esse controle é provido pela norma NBR 9781: Peças de concreto para pavimentação. 

  • Concreto 

As calçadas de concreto são as mais comuns não apenas no Brasil, mas, em todo o mundo. É muito popular na construção civil graças sua alta versatilidade. 

Na hora de construir é possível ainda escolher entre duas opções, sendo: as calçadas feitas com o material “rodado” na obra ou o usinado.   

A escolha entre elas vai depender de fatores como orçamento, tamanho da obra, prazo e o resultado esperado. Vale destacar que a calçada de concreto tem uma execução bem rápida, além de oferecer alto nível de padronização. Outro ponto positivo é que por ser muito comum nas obras fica fácil de encontrar mão de obra qualificada para executar o serviço.  

Leve em consideração os seguintes critérios na hora de escolher

Um dos pontos a serem analisados é a durabilidade e a manutenção. Isso porque com o tempo as estruturas de concreto que ficam expostas ao clima costumam apresentar falhas. É importante reparar essas falhas logo no início para evitar desgastes maiores com o passar do tempo.  

As calçadas em Paver costumam dar menos problemas com rachaduras ou com drenagem. Isso acontece por causa dos espaços que existem entre as peças. Além disso, o material, por ser pré-fabricado, tem até quatro vezes mais força do que o concreto tradicional, suportando muito mais peso na superfície. Outro ponto positivo é que na hora da manutenção você poderá mexer apenas nas reposições que estejam com falhas, não sendo necessário envolver toda a padronização da calçada ou ter que quebrar o chão. 

A padronização é outro ponto que deve ser considerado. O concreto, por exemplo, pode sofrer maior alteração por conta da proporção dos materiais a cada traço. Já o Paver garante uma padronização maior.  

Por fim, é importante analisar a instalação. As calçadas de concreto são bem rápidas para serem feitas, precisando de um tempo maior depois na hora da secagem. Seu processo inclui escavação, nivelamento, definição do formato e o preparo adequado do concreto.  

O Paver exige um trabalho maior na hora da preparação, que inclui escavação, nivelamento, base, compactação, preparo da areia e das peças o material, além do processo de finalização.  

Faça a escolha certa!  

Agora que você já sabe as vantagens e as desvantagens entre o Paver e a calçada de concreto fica mais fácil decidir qual deles é a melhor opção para a sua construção.  

Pense no seu gosto, no estilo da sua construção, no seu orçamento e no tempo de execução.  

Colocando tudo isso na ponta do lápis não haverá dúvidas de que você saberá fazer a escolha certa!  

Gostou do nosso post e das nossas dicas?  

Então conheça o site da Inova Concreto para começar o projeto da sua calçada. 

Acesse: https://www.inovaconcreto.com.br/ 

Confira também: Piso de concreto polido ou cimento queimado? Saiba escolher! 

Compartilhar