blocos de concreto

Blocos de concreto na obra: características e particularidades

Uma das maneiras mais práticas de fazer uma construção é usando blocos de concreto, devido ao preço, acabamento e rapidez com que a obra pode ser terminada. 

Por isso é um dos materiais mais utilizados atualmente. 

Nesse post, vamos conferir o porquê de escolher blocos de concreto para a obra, particularidades no uso do bloco de concreto e o que levar em conta na hora da escolha dos blocos. 

Por que usar? 

Conforme citado na introdução, blocos de concreto costumam ter um custo baixo e são suficientes para sustentar uma construção, por causa de suas propriedades térmicas, acabamento e segurança.  

Além disso, são facilmente modulados, podendo estar no tamanho e quantidade necessários para a obra, o que auxilia na diminuição de custos. 

Obra com blocos de concreto Inova Concreto

Características 

Os blocos de concreto podem funcionar corretamente para a construção de muros e paredes com a argamassa bem colocada em todas as juntas para evitar pontes térmicas, evitando a desconstrução do bloco

Eles são feitos com água, cimento e agregados, que podem ser areia natural ou artificial, pedrisco ou pó de pedra. Depois esse material descansa em uma câmara de cura para manter a umidade. O espaço oco interno é preenchido com argamassa e barras de aço, para unir os diferentes blocos. Em seguida, a fim de garantir a manutenção da temperatura, pode ser colocado isolantes internos e externos nos blocos.  

Obra com blocos de concreto Inova Concreto

Como utilizar? 

Basicamente existem dois tipos de blocos de concreto: vasado com alvenaria simples e com alvenaria resistente.  

Os blocos simples podem ser utilizados para preencher espaços em muros e paredes, sendo necessário que estas contem com pilares e vigas para segurar a estrutura. 

Já os blocos resistentes fazem com que as paredes segurem a estrutura da edificação. 

O valor de resistência varia dependendo da classe (classe A: (fbk ≥ 8,0 MPa); classe B: (fbk ≥ 4,0 MPa); classe C (vedação): (fbk ≥ 3,0 MPa). 

Quando é necessário um complemento na estrutura, eles são feitos dentro do mesmo bloco, como grautes, cintas de amarração e vergas. 

As tubulações hidráulicas e elétricas são instaladas internamente nesses blocos, passando por dentro dos furos. As laterais são mais espeças e a composição tem um traço de cimento maior, que o torna ideal para segurar edificações. 

Obra com blocos de concreto Inova Concreto

Outras particularidades 

Os blocos de concreto são divididos em famílias, classificados conforme o comprimento, entre 09, 11.5, 14 e 19. Atente-se também à classe dos blocos. Elas determinam a resistência que, como você viu, tem influência direta na obra. 

O bloco Classe A possui resistência maior que 8 MPa e pode ser usado acima ou abaixo do solo, segurando a edificação. Não possui acabamento e podem ser expostos a umidade. 

Os blocos da Classe B resistência de 4MPa também podem ser expostos a umidade e servem para segurar estruturas, mas só devem ser usados acima do nível do solo; 

Blocos de Classe C resistência 3MPa também servem para estrutura acima do solo. 

Por fim, busque por selos de qualidade que sigam as normas da ABNT. Os blocos de concreto devem apresentar aspecto homogêneo e serem livres de trincas ou manchas. Planeje bem a compra, já que os blocos ocupam muito espaço e devem ser armazenados em pilhas de até oito fiadas. Guarde em locais cobertos ou cubra-os com lona, garantindo a integridade do material. 

Blocos de concreto Inova

Mãos à obra 

Agora que já tem tudo planejado com estrutura firme e o menor custo, mãos à obra! 

Inova Concreto está à disposição para oferecer blocos de concreto e todas as soluções da construção civil. Conte com a gente! 

Compartilhar