O que é alvenaria estrutural

O que é alvenaria estrutural?

Alguém já deve ter comentado sobre alvenaria estrutural com você. Isso é comum, pois apesar dessa técnica ser antiga, há poucos anos ela tem ganhado destaque na construção civil brasileira.

Para esclarecer essas dúvidas, neste material você irá entender o conceito, os diferenciais entre ela e a alvenaria padrão e os materiais utilizados nesse tipo de projeto.

Leia também: Entenda a importância da especialização em alvenaria estrutural

O que é alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural é um método de construção, no qual as próprias paredes do edifício exercem a função estrutural. Ela tem sido muito utilizada nas obras da construção civil por dispensar o uso de vigas e pilares para sustentar o edifício.

Por isso, é considerada mais prática e rápida, quando comparada com a alvenaria convencional. Esse tipo de alvenaria também se destaca por seus custos reduzidos, pois não requer a compra de muitos materiais.

Durante a construção, são usados materiais simples como os blocos de concretos ou cerâmicos autoportantes, que oferecem um excelente custo-benefício, ajudando no controle dos gastos.

Diferenças entre alvenaria padrão e estrutural

No momento de planejar a obra, é comum sentir dúvidas sobre o melhor método de construção. Para esclarecer esta dúvida, confira abaixo as principais diferenças entre alvenaria estrutural e padrão:

Alvenaria padrão

A alvenaria padrão, é um método comum na construção civil, em que são usados materiais como vigas, tijolos, concreto armado e entre outros. Nela, a tubulação é implantada após as paredes serem erguidas. Isso faz com que esse método seja mais caro, até por exigir mão de obra qualificada.

Alvenaria estrutural

Por outro lado, na alvenaria estrutural a estrutura e a vedação são executadas ao mesmo tempo. Isso significa que as paredes são erguidas junto com a instalação hidrossanitária e elétrica. Neste processo são usados poucos materiais, mas ele requer um planejamento amplo.

Materiais utilizados

Para construir uma parede pelo método estrutural, é necessário comprar poucos materiais. Geralmente, os insumos mais usados durante a construção são:

–         blocos de concreto;

–         graute;

–         argamassa.

Concreto-Infográfico

Existe uma grande variedade desses materiais no mercado. No momento da compra é recomendado deixar claro as especificações técnicas e informar que eles serão usados no projeto. Dessa maneira, pode garantir uma obra de qualidade.

 

Onde aplicar?

Além desse método de construção ser rápido e econômico, ele também se adapta aos diversos tipos de edificações. Por isso, hoje, é possível construir paredes com essa alvenaria em imóveis como:

Residenciais

A construção voltado aos imóveis populares e sobrados é a que mais utiliza a alvenaria estrutural. Os profissionais da construção civil indicam que o método é vantajoso para imóveis de até 15 pavimentos.

Essa recomendação é válida porque em prédios com mais de 15 andares é preciso grautear alguns blocos. Isso para conseguir compensar a compressão na base do imóvel.

Comercial

Esse método de construção também tem sido usado em imóveis comerciais de pequeno e médio porte. A alvenaria estrutural é a mais indicada na construção de escritórios e até para prédios públicos.

Compartilhar