mercado da construcao civil em 2019

Estimativas para o mercado da construção civil em 2019

Com a chegada de 2019, muitos nichos de mercado se deparam com diferentes estimativas e previsões. O mercado da construção civil se enquadra entre aqueles que lidam com um considerável nível de otimismo.

A expectativa é de que, graças a um conjunto de fatores essa indústria passe por grandes mudanças. Podemos citar como exemplo, o desenvolvimento de novas tecnologias e a recuperação do interesse pelo investimento por parte das construtoras.

Previsão de crescimento

O mercado da construção civil apresenta uma maior tendência ao crescimento no tocante ao varejo. Setores envolvendo grandes obras estão mais suscetíveis a atingir menores resultados quando analisados sob uma mesma margem de tempo em relação às obras menores.

Segundo especialistas, o setor passou por bons momentos de evolução nos últimos anos. No entanto, devido à crise econômica, houve uma redução em investimentos relacionados à infraestrutura e confecção de materiais para o nicho.

 

Se preparando para o mercado

Felizmente, para as empresas e profissionais do mercado da construção civil, a crise não foi grande impeditivo para números positivos. No ano de 2018 houve um crescimento considerável dos investimentos no setor. A tendência para 2019 é que o caminho siga mantendo essa linearidade de expectativas.

Especialistas afirmam que a atividade produtiva do mercado da construção civil passa por um período de recuperação e que, além do apoio de investidores nacionais, investidores estrangeiros também têm dado certa atenção ao mercado.

Conforme dito anteriormente, os setores do varejo têm expectativas mais positivas, com a indústria imobiliária sendo a maior beneficiária com a recuperação gradual da economia.

 

Tecnologias em tendência

O uso da tecnologia em diversos setores promove um aumento da produtividade de diferentes nichos. Consequentemente, aumentou também os índices de satisfação dos clientes finais e dos lucros.

Enquanto países estrangeiros já usufruem de muitos recursos tecnológicos em seus empreendimentos, o Brasil ainda se encontra em uma posição relativamente atrasada. No entanto, a expectativa é que o uso da tecnologia no país passe por um período de alavancagem com a chegada de 2019.

O uso da tecnologia no mercado atua diretamente sobre duas principais áreas, e você confere quais são elas logo abaixo:

Sistemas de informação

O uso de sistemas de informação, tanto para a gestão quanto para a elaboração de projetos estruturais, atrai cada vez mais a atenção das empresas que atuam no mercado da construção civil. Muitos deles facilitam a otimização da gestão dos negócios, como, por exemplo, através da automatização de determinadas tarefas administrativas.

A realidade virtual vem junto ao uso de sistemas de gestão para facilitar os processos de produção das construtoras. Esse tipo de tecnologia é utilizado nos processos de criação e digitalização de cenários. Isso possibilita a visualização de projetos estruturais e arquitetônicos de forma dinâmica. Além disso, não exige o gasto orçamentário envolvendo materiais e mão de obra.

Recursos humanos e equipamentos

O desenvolvimento de máquinas cada vez mais modernas facilita a substituição do trabalho humano em certos casos. O uso de tais máquinas é capaz, por exemplo, de reduzir potenciais custos. A longo prazo, se mostra como um meio para assegurar a economia de recursos financeiros.

A criação de maior mão de obra especializada vem como uma consequência do avanço das tecnologias voltadas à formação de profissionais. Com a atual abundância de informações disponíveis na rede, torna-se mais fácil estimular a aprendizagem. Cada vez mais ferramentas unem pessoas interessadas em aprender, com os profissionais capacitados para transmitir seus conhecimentos. Além disso elas ajudam na formação de mão de obra qualificada.

Considerando tudo o que foi exposto nesse artigo, é seguro dizer que os profissionais da área devem se preparar, e muito, para aproveitar o crescimento do setor. Para te ajudar, oferecemos uma série de materiais gratuitos para leitura relacionados ao setor da construção civil.

Esperamos que faça bom proveito e desejamos muito sucesso na sua caminhada!

Compartilhar

Leave a Reply