Laje EPS

Laje EPS: 7 vantagens de usar o material na obra

laje EPS é um material que traz diversas vantagens de uso. Sua aplicação em qualquer obra acaba contribuindo para trazer maior abrangência, solidez e conforto dentro da construção. Assim sendo, veja a seguir sete vantagens que a aplicação deste item proporciona e porque é uma ótima alternativa para a sua obra. Além disso, entenda também seus diferenciais e a sua contribuição para o ramo da engenharia de modo geral.  

 

Leia também:  

Laje de isopor EPS X Laje com cerâmica – Qual é melhor? 

Regras e dicas básicas para fazer lajes 

 

A laje EPS proporciona um grande conforto 

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens deste material é o fato de que sua aplicação pode ser feita sob qualquer tipo de estrutura. Desta forma, seu uso como base tem uma altura menor, suporta grandes cargas e cobre vãos livres com eficiência. Como resultado, torna-se muito confortável caminhar sobre ele e sentir o nível de sustentação que proporciona. 

 

Resistência acima da média 

Um dos motivos para isto é o fato de que a laje EPS possui baixa densidade. Consequentemente, seu peso também é menor, e ao mesmo tempo sua resistência aumenta. Isso porque suas vigas de concreto e armação metalizada garantem uma durabilidade acima da média, sobretudo levando em conta outras opções disponíveis no mercado. 

 

Trata-se de um recurso que traz mais segurança 

Outra grande vantagem da laje EPS é o fato de que o material deste componente é antichama. Além disso, sua resistência evita o risco de as peças quebrarem durante o armazenamento e aplicação, fator que se torna fundamental para a integridade da estrutura da obra. Assim sendo, esse item contribui para trazer grande segurança ao ambiente em que é utilizado.  

 

Melhor relação custo-benefício 

Levando em consideração os itens de durabilidade e resistência, também pode-se concluir que o uso da laje EPS reduz significativamente o consumo de materiais. Isto acaba tornando o processo mais eficaz, colaborando para sua produtividade e também diminuindo seus preços. Assim sendo, não é preciso fazer um grande planejamento financeiro para comprá-la. 

 

A laje EPS tem alta capacidade de isolamento 

Além de ter propriedade antichamas, a composição deste material também ajuda com relação ao isolamento térmico e acústico. Além de ter um ótimo controle da propagação de som, a laje EPS também propicia um conforto térmico acima da média para seus usuários. Isso garante que seu uso seja bastante recomendável em obras onde circule grande número de pessoas. 

 

Praticidade como grande aliada 

Ao utilizar este tipo de laje em uma obra, uma de suas maiores vantagens é o fato de que seu interior possui espaço para acomodar componentes elétricos e hidráulicos. Isto traz uma grande praticidade na hora de fazer a edificação de sua obra, sobretudo pelo fato de agilizar estes processos enquanto a construção está sendo erguida. 

 

Trata-se de uma alternativa totalmente reciclável 

Por fim, é importante ressaltar que, na medida em que você utiliza a laje EPS em sua obra, é possível obter um grande nível de sustentabilidade. Por produzir menos resíduos durante a confecção da obra, o desperdício acaba sendo menor. Além disto, é possível economizar com despesas energéticas devido ao conforto térmico deste material. 

Quer saber mais sobre esse material e em quais casos usar? Clique aqui e acesse nosso post blog sobre o assunto! 

Compartilhar