laje de isopor - Inova Concreto

Laje de isopor EPS X Laje com cerâmica – Qual é melhor?

Durante o planejamento de uma obra, a escolha dos materiais envolve economia, resistência e durabilidade da aplicação. Outro fator que pesa na balança são dúvidas sobre a qualidade de novas tecnologias, como os tipos de laje. Afinal, a laje de isopor EPS é melhor do que a tradicional laje com cerâmica (popularmente conhecida como laje de tijolo) ou? Nesse post, você verá as vantagens de cada uma:

Laje de isopor: aplicação e vantagens

Também conhecido como EPS, o material serve como forma e enchimento em lajes. A aplicação dos blocos de isopor é feita em suportes formados por vigotas de concreto e ferragens. Logo depois, escoras são posicionadas para garantir resistência e sustentação e a área entre laje e telhado é preenchida por concreto.

A maior vantagem da laje de isopor é a diminuição da carga na estrutura. O material é leve sem oferecer riscos à segurança da obra. Quando o material comprado é de qualidade, não existe perigo nenhum no deslocamento sobre a laje. A vantagem da construção com esse material também envolve sustentabilidade, já que é 100% reciclável.

Desvantagens

Apesar de servir muito bem como isolante térmico, a aplicação da laje de isopor precisa de muito planejamento. A construção precisa ter bastante circulação de ar e as janelas devem ser posicionadas em pontos expostos à luz solar. O acabamento com chapisco ou gesso é um pouco complicado, visto que o isopor precisa de uma cola especial para assegurar a aderência,

Durante a compra do material, a escolha entre os tipos de laje se baseando pelo mais barato não é recomendado. O EPS geralmente é um pouco mais caro do que a laje de cerâmica, mas a análise dos pontos positivos pode fazer valer essa diferença.

laje eps construção civil - laje de isopor ou lajota

Laje com cerâmica: aplicação e vantagens

As lajotas cerâmicas, conhecidas também como lajes de tijolo ou lajota, que são guias para a medição da distância entre as vigotas, estruturam a laje antes de preenchida com concreto. As vigotas servem como suporte para treliças metálicas que garantem a forma e resistência. A laje pode ser moldada dentro do canteiro de obras ou então comprada pronta.

A facilidade na colocação de eletrodutos, esgoto e canos d’água é grande. Além de, como já citado, serem mais baratas do que a laje de isopor, as lajotas de cerâmica não precisam de material especial para garantir a aderência do acabamento e podem ser rebocadas.

Desvantagens

Citando as desvantagens, o material é mais pesado e precisa de mais cuidado no manuseio. Ela é menos resistente a quebras durante o transporte, na hora de aplicar e na concretagem, podendo causar desperdício. Essa perda pode ser evitada com o cuidado na aplicação e a simples verificação do atendimento do produto às normas de qualidade.

Reforma em apartamento

Afinal, é melhor laje de isopor ou tijolo?

Em resumo, entre os tipos de laje, tanto a de isopor quanto a com blocos de cerâmica (tijolo) têm suas vantagens e desvantagens, mas, no fim das contas, a escolha varia de acordo com suas necessidades e prioridades durante a obra.

Se você for optar pelo mais clássico ou moderno, pode contar com os produtos da Inova Concreto, já que têm qualidade e resistência garantidas para certificar a qualidade da sua obra. Faça um orçamento para a sua laje EPS ou com cerâmica.

Compartilhar