História dos Blocos de Concreto

História dos Blocos de Concreto

Você já conhece a história dos blocos de concreto? Aqui neste post você vai saber tudo a respeito dos blocos de concreto e sua utilização em uma obra. Confira! 

A utilização dos blocos de concreto é de extrema importância em uma obra. Conhecidos popularmente também como blocos de cimento, os blocos de concreto são paralelepípedos de concreto capazes de auxiliar na construção de prédios, paredes, muros, entre outros. Existe hoje no mercado diversas opções de materiais para quem está pensando em construir ou reformar e, os blocos de concreto oferecem muitas vantagens.

Um pouco da história dos blocos de concreto

Este material já existe há muito tempo, sendo inicialmente produzido em 1832, na Inglaterra. Eles vieram como uma iniciativa para fornecer mais segurança em hospitais, creches, escolas e casas.  

Aos poucos, os blocos de concreto foram ganhando espaço e sendo substituídos pelos tijolos de barro.  

Além da Inglaterra, o Brasil e os Estados Unidos, juntos a alguns outros países do leste europeu são os maiores consumidores de blocos de concreto do mercado. 

O conceito nada mais é que a mistura de cimento, argila e pedras que, após a secagem da massa ficam sólidas e fortes o suficiente para dar sustentação.  

A solidez dos blocos de concreto era, de acordo com o químico Joseph Aspdin – que foi quem criou o concreto em 1824 – muito similar às pedras da ilha britânica Portland. Por isso veio este nome para a argamassa.

Tipos de Blocos de Concreto

Os blocos de concreto, de acordo com as normas brasileiras, são divididos em vazado simples sem função estrutural e vazado com resistência para alvenaria estrutural. No mercado existem vários tipos de blocos de concreto que são utilizados em diferentes situações em uma obra, alguns deles são: 

  • Blocos de vedação; 
  • Bloco estrutural; 
  • Canaleta; 
  • Canaleta inteira; 
  • Meia canaleta; 
  • Chanfrados.

Vantagens dos Blocos de Concreto

Entre as vantagens dos blocos de concreto está a agilidade que proporciona na hora de construir e/ou reformar. Se utilizados em grandes dimensões os blocos de concreto permitem paredes bem niveladas e com excelente alinhamento. Tudo com muita rapidez, otimizando o tempo de execução da obra. 

Além disso, possui maior resistência e, no caso da alvenaria estrutural pode suportar o peso de toda a construção sem a necessidade de vigas ou pilares.  

Outra grande vantagem é seu isolamento acústico. São excelentes isolantes térmicos também, o que proporciona mais conforto e temperatura agradável aos espaços. 

Faça tudo com planejamento

É importante ressaltar que o mestre de obra é fundamental para o sucesso dela. Contratar profissionais qualificados e comprar os materiais em empresas sérias faz toda a diferença. Não se esqueça que em muitos casos o barato sai caro! Isso porque um bom planejamento resulta na redução de custos e menos desperdício de materiais.  

Planeje-se, organize e mãos à obra!

Faça um orçamento

Gostou do post e tem interesse em fazer um orçamento aqui na Ivova Concreto?! Você pode fazer isso de forma rápida, prática e gratuita! Basta acessar o site https://www.inovaconcreto.com.br/meu-orcamento/ 

Maiores informações também podem ser adquiridas pelos telefones: (13) 3864-2032 / (13) 3864-2004 – Ou pelo e-mail: contato@inovaconcreto.com.br.  

Endereço: Rua Dois, n° 320 – Cx 78, Parque Industrial – Jacupiranga / SP. 

Compartilhar