Guias e Mourões

Guias e mourões: o que são e sua importância para a obra

Utilizar guias e mourões em uma construção faz toda a diferença. Isto porque estes itens são fundamentais para a parte externa da construção, sobretudo muros e pavimentos e demais itens de áreas externas. Eles influenciam em importantes fatores, como sustentação, segurança e resistência, entre outros. Assim sendo, veja a seguir as principais informações a respeito destes dois materiais e entenda o papel que eles têm na forma de conduzir a sua obra. 

 

Leia também: 

3 principais vantagens da alvenaria estrutural 

Tipos de fundações: escolha a ideal para a sua obra 

 

Entendendo o que são guias e mourões 

Em primeiro lugar, estes dois itens fazem parte da estrutura de sustentação de obras com o objetivo de envolver uma construção. Assim sendo: 

  • As guias são estruturas pré-moldadas que são usadas como acabamentos para itens externos, como calçadas, cercas e muros; 
  • Já os mourões são estacas que dão sustentação a uma cerca. Além disto, seu uso também garante erguer e manter bases mais pesadas, como as feitas em concreto; 
  • Estes dois itens são geralmente utilizados em conjunto. Enquanto as guias ficam nos cantos da base construída, os mourões a mantém firme e estruturada. 

E embora os conceitos por trás de guias e mourões sejam simples, bem como seu uso, é preciso levar em consideração certas particularidades. Isto porque ambos os materiais dispõem de vários tipos de opções, preços e finalidades dentro do mercado. 

 

Escolhendo guias e mourões de forma adequada 

No caso das guias, além de muros e cercas estes itens também podem ser usados para fins como meio-fio de calçadas e jardins. Já os mourões se destacam sobretudo pelo tipo de materiais de que são feitos, como concreto, aço e eucalipto. Por isto, tenha em mente o seguinte: 

  • No caso de guias, as opções em concreto costumam ser mais versáteis para qualquer fim que for utilizada. Além disto, também proporcionam maior solidez e tem mais resistência contra a ação do tempo;
  • Os mourões, por sua vez, podem ser escolhidos de acordo com o seu objetivo. Para muros e cercas mais resistentes, o concreto e o aço são as melhores opções. Já no que diz respeito a resistir a ação do tempo, aposte no eucalipto;
  • Seja qual for o caso, é importante levar em conta fatores como tipo de construção que é feita, área que ela abrangerá, nível de proteção esperado e relação custo-benefício. 

Uma das melhores dicas para acertar em cheio na hora de escolher estes materiais é contatar um profissional qualificado. Ele ouvirá suas necessidades e poderá indicar o que é melhor para o seu caso. 

 

Algumas considerações finais 

Guias e mourões, escolhidos de forma adequada e colocadas corretamente, trazem diversas vantagens para sua obra. Entre elas se destacam: 

  • Versatilidade; 
  • Firmeza 
  • Segurança; 
  • Durabilidade e
  • Economia. 

Assim, seja para fins estéticos, como uso no jardim, ou para proteção, como muros e cercas, estes são itens de extrema importância. Desse modo, não deixe de contar com ambos na hora de começar a sua obra, seja na etapa de construção ou para uma reforma. Isto trará muito mais qualidade para o resultado final, garantindo excelente acabamento além de bases bastante firmes para a sua estrutura. E na hora de comprar guias e mourões, conte com a Inova Concreto para oferecer produtos com o melhor em custo-benefício

Compartilhar