Gerenciamento de obras Inova Concreto

5 dicas de gerenciamento de obras e reformas

Todo resultado de uma obra ou reforma depende diretamente de um planejamento bem estruturado e um gerenciamento efetivo. Esses fatores são importantíssimos para garantir qualidade no resultado final e evitar imprevistos ao longo da construção. Separamos 5 dicas de gerenciamento de obras e reformas para lhe auxiliar no processo de gerenciar uma obra ou reforma:

1. Tenha um planejamento e um cronograma

Planejar é essencial e importantíssimo em qualquer obra ou reforma. Um bom planejamento considera a mão de obra e materiais necessários, estabelece metas e um tempo de construção, cria um plano B, avalia quais são os fornecedores disponíveis, entre outras questões.

Realizar um planejamento completo com cronograma e parte financeira inclusos faz parte das atividades de gerenciamento de obras e é essencial para sua construção.

2. Acompanhe a obra ou reforma de perto

Acompanhar a construção durante todo o seu processo é importantíssimo. Desse modo, você poderá identificar falhas e imprevistos e resolvê-los com a atenção e antecedência necessárias, assim como garantir que o planejamento está sendo seguido de maneira adequada.

Isso evita gastos desnecessários e problemas futuros que podem fazer com que sua obra fique mal-acabada.

3. Tenha controle total do financeiro

Ter controle das finanças de uma obra ou reforma é essencial para evitar que ela acabe antes ou fique mal-acabada por falta de dinheiro. Faça uma planilha de controle financeiro que considere qual é o orçamento disponível e compare com a quantia necessária a investir, além de deixar um valor como garantia para emergências. Se necessário, faça cortes, mas tenha prudência: muita coisa tem influência direta na qualidade da sua obra.

LEIA AGORA NOSSO EBOOK: Alternativas para reduzir os custos da sua obra ou reforma

4. Tenha espírito de liderança

O gerenciador da obra deve sempre orientar sua equipe, comunicar-se com os encarregados, motivá-los, saber ouvi-los e compreendê-los. Tudo isso faz parte do espírito de liderança, que agrega e contribui de forma positiva para sua obra. Saber dar ordens, ter uma gestão de tarefas organizada e ativa e saber mover as pessoas e processos é importantíssimo para garantir qualidade no resultado final.

5. Compre os materiais com antecedência

Podem acontecer atrasos na sua obra por falta de disponibilidade ou demora na entrega dos materiais que você necessita. Por isso, o orçamento e a compra devem ser feitos previamente. É importante ter atenção aos fornecedores escolhidos, datas de entrega e necessidades de acordo com a etapa da obra.


Compartilhar

Leave a Reply