Entenda por que sua obra precisa de tubos de concreto

Os tubos de concreto exercem um papel importante no saneamento básico de residências e vias públicas. Isso acontece, porque esse material é bastante resistente, sendo capaz de evitar fissuras que afetariam o encanamento e tratamento da água ou esgoto.

Para saber mais sobre a importância dos tubos de concreto para a obra e os principais tipos do mercado, continue a leitura.

 

Importância dos tubos de concreto

Os tubos de concreto exercem um papel importante no saneamento básico de qualquer obra. Por ser resistente, evita falhas ou quebras que podem prejudicar o escoamento da água.

A importância dos tubos não se limita a isso, eles também evitam vazamentos, contaminação no meio ambiente e até enfraquecimento no substrato. Isso evita o desgaste do solo e evita desabamentos.

Escolher o tubo errado durante a execução da rede de águas pluviais ou esgoto pode acarretar vários problemas. Desde o vazamento e contaminação do meio ambiente, até o enfraquecimento do substrato onde os tubos de concreto se encontram.

Por essa razão, é importante conhecer os principais tipos de tubos de concreto e suas funcionalidades.

Diferentes usos dos tubos de concreto

Confira os diferentes usos desse tipo de material na construção civil:

Drenagem

Os tubos de concreto são usados no sistema de drenagem de obras grandes como aeroportos, parques e indústrias, assim como no de residências. A preferência desse material na construção civil deve-se ao fato de ele ser muito resistente a cargas pesadas.

Obras de esgoto

Os tubos de concreto foram criados para a infraestrutura das obras de esgoto sanitário. No Brasil, são utilizados tubos com diâmetro maior que 400 mm, pois oferecem um excelente custo-benefício.

Eles se diferenciam dos demais por possuir uma junta elástica entre as peças que torna a vazão dos dejetos com a água mais prática. As nomenclaturas referentes a esse material são:

 

  • EA: tubos com diâmetro entre 200 mm a 600 mm, sem nenhum tipo de armação e com junta elástica na intersecção das peças;
  • EA2, EA3 e EA4: tubos com junta elástica e diâmetro entre 300 mm a 2.000 mm.

 

Redes pluviais

As redes pluviais têm como objetivo captar a água da chuva, que posteriormente receberá o tratamento adequado. Devido a isso, ela precisa ser armazenada em tubos de concreto especiais e resistentes, para que nenhum outro dejeto afete a água.

No mercado, existem basicamente três nomenclaturas para os principais tipos de tubos de redes pluviais, são eles:

  • PS1: Tubos sem armação com diâmetro que varia entre 200 mm até 600 mm. Eles têm resistência à ruptura que variam entre 16 kN/m até 24kN/m;
  • PS2: Tubos sem armação com diâmetro que varia entre 200 mm até 600 mm, mas com resistência de 24 kN/m até 36 kN/m;
  • Tubos armado: possuem um diâmetro de até 2.000 mm.

 

E, então? Já escolheu o que se encaixa no que a sua obra precisa?

 

Leia também: O que é traço do concreto?

Compartilhar