Engenheiro destacar mercado Inova Concreto

5 coisas que todo engenheiro deve fazer para se destacar no mercado

O cenário econômico atual exige ainda mais dedicação e cautela dos profissionais para com a sua imagem e posição no mercado. As perspectivas para a Engenharia estão melhorando no país, mas as oportunidades de trabalho ainda vão demorar um pouco para se estabilizarem. Pensando nisso, preparamos esse artigo com 5 coisas que todo engenheiro deve fazer para se destacar no mercado:

1 – Aperfeiçoar-se

Que os cursos de Engenharia estão entre os mais procurados do Brasil, todo mundo sabe. Agora, considerando que o mercado está formando cada vez mais engenheiros, será que só uma graduação basta?

Hoje em dia, nem mesmo a pós-graduação está sendo suficiente para garantir destaque entre os profissionais. Por isso, é muito importante que o engenheiro tenha, além de tudo, conhecimento em uma ou mais línguas estrangeiras, sendo o inglês o principal, seguido do espanhol, alemão e francês – línguas muito usadas na área.

Além disso, cursos, workshops e treinamentos são essenciais para a formação complementar do profissional. Existem várias opções, desde cursos presenciais até mesmo online que tratam desde ferramentas até habilidades de trabalho. Por exemplo: AutoCad, Fundamentos BIM, Geologia da Engenharia, Pacote Office, etc. Eles com certeza vão dar um up no currículo de qualquer engenheiro e ainda podem proporcionar networking.

A Inova Concreto possui vários artigos interessantes sobre Engenharia Civil e construção, além de produzir eBooks mensais que podem lhe ajudar a conhecer mais sobre o assunto. Leia nosso novo eBook gratuito: 5 vantagens de construir com blocos de concreto.

2 – Não se prender apenas em uma especialidade

Apesar de ter sua especialidade, o engenheiro não deve mais se limitar a ter conhecimento apenas em sua área específica. Além de ter uma boa atuação em seu ramo, o profissional também deve ter conhecimento do que é próximo ou relacionado ao seu trabalho, assim como também deve procurar aprender e trabalhar com novas tecnologias, para que assim não acabe estagnado na mesma função.

Um exemplo funcional disso é a grande quantidade de engenheiros que acabam indo trabalhar em áreas Administrativas e deixam de lado as áreas práticas que escolheram durante a graduação. Com isso, é necessário que o profissional tenha sua cabeça aberta para outras experiências, unindo seu trabalho ao que é conveniente em seu momento de carreira.

3 – Aprender a comunicar-se efetivamente

Sempre rotulam os engenheiros como pessoas que se apegam mais às fórmulas do que às linguagens, certo? Mesmo assim, é extremamente difícil atingir êxito na carreira sem que o profissional saiba comunicar-se corretamente. Um exemplo claro disso é que é possível conquistar ou perder um cliente apenas com a forma com a qual coloca-se as palavras ou a entonação com a qual se fala.

Ter postura e saber usar a língua portuguesa para passar sua mensagem de forma clara e concisa para seus colegas de trabalho e seus clientes é importante na hora de fechar negócio, assim como evitar erros de comunicação é essencial para não afetar sua carreira negativamente. Também é muito importante ter cuidado com conversas pessoais e paralelas ao trabalho e saber utilizar algumas ferramentas como e-mail e Whatsapp – ao mesmo passo que são grandes aliadas ao seu trabalho, podem acabar sendo suas inimigas se você for mal interpretado.

4 – Fazer networking

O networking é importantíssimo para manter-se conhecido no mercado e consolidar futuras oportunidades de carreira. Não se trata da quantidade de profissionais que você conhece, mas sim de qual é a posição deles e o que eles podem fazer por você.

A partir dessa rede de contatos, você pode expandir seus conhecimentos, conseguir mais oportunidades, conseguir indicações e fazer mais. É uma troca muito importante e que é extremamente valorizada no mercado de trabalho atual.

Participe de eventos, palestras e workshops, mantenha seu LinkedIn atualizado e coloque-se como profissional em todas as redes e ocasiões que tiver oportunidade.

5 – Manter-se atualizado

O mercado muda constantemente e, junto com ele, os profissionais também precisam mudar. Existem muitas tendências e tecnologias diferentes que aparecem todos os anos, revolucionando a forma de trabalhar de muitos engenheiros.

É parte da obrigação de qualquer profissional manter-se a par das atualizações e saber utilizar as novas tecnologias de mercado. Na Engenharia não é diferente! Por isso, a Inova Concreto escreveu um artigo sobre as tendências da Engenharia Civil e da Arquitetura para 2018. Confira aqui.

A Inova Concreto possui um novo sistema de orçamento online. Vai ficar sem se atualizar? Vá na página dos nossos produtos e dê uma conferida!


Compartilhar

Leave a Reply