Você sabe o que é eficiência energética residencial?

Adotar um consumo sustentável é essencial para preservarmos os nossos recursos naturais e ajudarmos o planeta. A eficiência energética residencial é uma estratégia para consumirmos energia de maneira inteligente e consciente.  

Aprenda melhor sobre esse conceito e sua importância, além das principais vantagens de adotar esse estilo de consumo na rotina da sua casa. 

Leia também: INOVE NA DECORAÇÃO: SAIBA COMO PINTAR BLOCOS DE CONCRETO 

O que é eficiência energética residencial? 

A eficiência energética residencial consiste em empregar métodos específicos para a utilização racional de energia. Dessa maneira, é possível atender às demandas de luz, calor e frio da construção, utilizando a menor quantidade possível de energia. 

Essa também é uma forma de garantir o conforto e a comodidade para as pessoas que utilizam o espaço, na medida em que ajuda na conservação de energia, sendo economicamente vantajosa. Afinal, a margem de desperdício é mínima ao usar esse tipo de sistema, se comparado aos métodos tradicionais. 

É possível obter eficiência energética com pouco capital. A instalação de painéis solares, por exemplo, exige um investimento um pouco mais elevado, mas o retorno a longo prazo compensa. Afinal, a medida reduz de maneira considerável as faturas de energia e contribui positivamente para o planeta, evitando o desperdício de recursos naturais. 

Qual é a importância? 

Além de evitar desperdícios na utilização de energia elétrica, a eficiência energética residencial também é um importante recurso para aumentar a eficiência no serviço. Assim como reduzir os custos no consumo e o impacto ambiental. 

As empresas especializadas da construção civil são cada vez mais cobradas para utilizar recursos de eficiência energética. Aliás, a responsabilidade social e ambiental das companhias é um fator de peso na escolha do empreendimento para a execução do projeto. 

Além do diferencial no mercado, as empresas que investem na eficiência energética podem alcançar certificações que comprovam a sua preocupação com a sustentabilidade. 

Vantagens da eficiência energética residencial 

Agora que você sabe o que é a eficiência energética residencial e a sua importância, vale a pena conhecer quais são as vantagens que essa técnica oferece. Confira abaixo quais são os principais deles. 

Economia de energia 

A economia de energia e dinheiro é sem dúvida uma das principais vantagens do uso da eficiência energética. Assim, ao investir em boas práticas de consumo de energia, você garante a redução considerável da fatura de eletricidade. 

Redução do desperdício 

Combater o desperdício de energia com ações inteligentes é outra importante vantagem. Assim, com os recursos certos, você pode tornar a sua casa mais sustentável e confortável, sem precisar gastar muito com isso. Esse é um ato de consumo consciente que beneficia não apenas os moradores da casa, mas toda a sociedade.  

Contribui para o meio ambiente 

Sabia que algumas companhias de energia apresentam na fatura a quantidade de CO2 e resíduos radioativos? Contudo, esses não são os únicos elementos poluentes que podem prejudicar o meio ambiente. Ao usar eficiência energética sustentável, você pode melhorar a saúde do planeta e dos seres vivos. 

Tem interesse em conhecer mais conceitos de sustentabilidade dentro da construção civil? Então, confira o post a seguir: 
 

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: ENTENDA O CONCEITO E A IMPORTÂNCIA DE SUA APLICAÇÃO 

Compartilhar