Da estrutura ao acabamento – economia na obra sem perder qualidade

Construir com um orçamento limitado não é tarefa fácil. Para não gastar demais, é importante escolher produtos com um ótimo custo-benefício e que não comprometam a qualidade da obra. Uma boa alternativa para ter economia na obra é usar blocos de concreto.   

Essas peças oferecem um preço acessível e ainda outras vantagens que melhoram a produtividade e até a resistência da construção. Quer saber mais? Então, confira mais detalhes de como os blocos de concreto podem ajudar você a economizar, sem perder a qualidade do empreendimento.  

Blocos de concreto: o que são? 

Os blocos de concreto se tornaram protagonistas na alvenaria estrutural. Isso porque a sua instalação dispensa a necessidade de vigas e pilares, como ocorre em outros métodos tradicionais.  

Esse material passou a ser amplamente utilizado como alicerce da obra, por proporcionar forma e dar sustentação ao peso da construção. Os blocos de concreto permitem não apenas reduzir várias etapas do projeto, mas também aumentam a economia na obra e oferecem várias outras vantagens como: 

Economia na obra 

O bloco de concreto é um material de alta durabilidade e uma excelente opção para ser usado na alvenaria estrutural. Pois a alta qualidade do produto evita gastos elevados com a sua manutenção. 

Assim, por reduzir tempo de obra, é possível evitar gastos excedentes que superam o orçamento do projeto. Somado a isso, os blocos necessitam de uma quantidade reduzida de argamassa para o revestimento, o que reflete na economia da obra sem perder a sua qualidade. 

economia na obra

ACESSAR QUIZ

Maior resistência 

Por ter uma quantidade de cimento alta em sua composição, os blocos estruturais de concreto são considerados espessos e firmes, se comparados com os de vedação ou de cerâmica. Assim, quando utilizados na obra, eles proporcionam maior resistência à estrutura. 

Melhora a produtividade na obra 

A melhora na produtividade é outra vantagem do uso de blocos de concreto, que permite que economia na obra. Assim, é possível obter benefícios como: 

  • Diminuir o tempo total da obra; 
  • Evitar a perda de materiais; 
  • Evitar a produção desnecessária de entulhos; 
  • Deixar o canteiro de obras mais organizado;
  • Melhorar a produtividade da equipe. 

Facilidade na montagem 

Uma das características dos blocos de concreto estruturais é que eles são vazados. Esse espaço no interior do material melhora a passagem de sistemas hidráulicos e elétricos, o que facilita a montagem das estruturas da obra e otimiza o tempo da equipe. 

Além disso, os furos verticais na parte interna dos blocos oferecem outras vantagens como o bom isolamento térmico e acústico, bem como evitam problemas com cupins e insetos. 

Grande variedade 

A variedade de blocos de concreto é outro ponto que merece destaque na utilização desse material para a economia na obra. É possível encontrar modelos de diversas formas e dimensões no mercado com preços acessíveis. 

Essa vantagem permite não apenas a perfeita modulação do projeto, como também a qualidade dos blocos evita problemas como: 

  • Quebra dos blocos de concreto; 
  • Cortes desnecessários; 
  • Eventuais contratempos; 
  • Aumento de desperdícios. 

Quer saber mais sobre como economia na obra? Então, confira nossa dica de leitura para você:

Precisando trabalhar com equipe reduzida? Blocos de concreto podem ser a solução

Compartilhar