gestão de equipe de obras

Dicas para a gestão de equipe de obra eficiente

Uma construção de grande porte, em geral, necessita de uma equipe de obra muito sincronizada e grande. E, para que o trabalho aconteça de maneira eficiente, resultando em uma entrega pontual e de qualidade, é fundamental cuidar da gestão da equipe.

Organização, comunicação direta e acompanhamento constante do cronograma para possíveis ajustes são alguns aspectos que ajudam no gerenciamento dos funcionários e, consequentemente, da construção.

Para auxiliar neste processo, veja algumas dicas de como interagir e se relacionar melhor com a equipe. Isto tornará os resultados sejam mais do que satisfatórios.

Estabeleça uma comunicação clara e eficaz

Muito dos problemas no andamento dos trabalhos se dá pela falta, dificuldade ou não clareza na comunicação entre trabalhadores e gestores. Por isso, uma das principais preocupações que se deve ter é o cuidado com as formas de comunicação, assim como as ferramentas usadas para isso.

Estar próximo e acessível, escutar, delegar e fazer pedidos de forma clara e direta. Além disso, dar feedbacks constantes é um aspecto que fará a comunicação com a equipe ser eficaz.

Tenha reuniões constantes com supervisores de cada área

Realizar a gestão de equipe de obra não significa saber o que todos os trabalhadores estão fazendo, o tempo todo. É, em verdade, atribuir responsabilidades e delegar a supervisão de cada especificidade da obra a pessoas de confiança.

Estes supervisores terão contato diário com as respectivas áreas de atuação, reportando demandas e andamento ao gestor geral da obra.

Este relacionamento é fundamental para o andamento completo da construção ou reforma, que carece de um processo integrado entre os setores.

Concreto-Infográfico

Organização e limpeza

Esta dica, na verdade, é uma premissa. O planejamento completo da obra deve ser muito bem organizado, discriminando exatamente as funções, prazos, competências e atribuições.

Além disso, a organização do ambiente e do canteiro de obras é fundamental. Agiliza o cumprimento das tarefas e, principalmente, garantir a saúde e a segurança dos funcionários.

Atualização diária sobre cronograma

Além da comunicação eficaz e direta, o cronograma de atividades precisa ser comentado e atualizado todos os dias.

A cada dia, antes de iniciar os trabalhos no canteiro, vale repassar as atividades do dia e o prazo de término. No decorrer do dia é necessário, também, acompanhar o andamento do que está planejado. Saber se estará pronto no prazo determinado, se será preciso escalar mais alguém para ajudar no processo ou se será preciso reajustar o cronograma.

Este acompanhamento é fundamental para que não haja atrasos acumulados, postergando a entrega geral da obra.

 

Gostou das dicas e quer saber mais sobre organização de obra? Saiba mais em nosso blog.

 

Compartilhar