5 dicas para cálculo de orçamento de obra

Entre as partes mais importantes de uma obra está o orçamento. Mais do que o dinheiro a ser gasto, a qualidade do orçamento pode definir se sua obra será bem feita ou terá de passar por muitas reformas não planejadas, se é que vai ser concluída. 

Mas como definir o orçamento? Quais gastos levar em conta? O que fazer para reduzir os custos da construção? 

Abaixo, listamos algumas dicas para elaborar um orçamento, tanto para a obra da sua casa quanto para o serviço de uma construtora. 

Dicas essenciais para o orçamento

  1. Definir o objetivo da obra 

O mais importante é saber o que vai ser construído e o porquê. Se for casa para uma família, quais os hábitos dessa família? Costumam se reunir para assistir ou preferem conversar no jantar? 

Parecem detalhes irrelevantes, mas fazem toda a diferença. Em um imprevisto, pode ser direcionado parte maior do orçamento para a construção de um determinado cômodo, por exemplo.  

O mesmo vale para prédios residenciais ou de empresas. Quais os hábitos de quem mora e trabalha lá? O que é mais importante nas demandas para a construção ou reforma do local?  

  1. Leve em conta todo tipo de gastos 

Além dos custos com material e mão de obra, é preciso considerar todos os gastos indiretos. Isso pode incluir desde o transporte do material para a construção até o café para os funcionários da obra. Liste fornecedores, detalhe pequenos acabamentos e confira se é preciso regulamentação da obra na prefeitura. Dessa forma, você evita imprevistos e “surpresas” no gasto final. 

  1. Elabore um cronograma 

Tempo é dinheiro. Empresas exigem a entrega no prazo e pessoas são pagas pelas horas trabalhadas. Atrasos devem ser exceção, não a regra. Por isso, planeje tudo o que for possível. Crie mini prazos e tenha certeza de que os materiais e a mão-de-obra estarão disponíveis para fazer o trabalho em tempo. 

Às vezes, compensa gastar um pouco mais para conseguir concluir o serviço na data programada do que ter de arcar com horas-extras não previstas ou adquirir materiais às pressas, sem conferir a qualidade ou a um preço muito acima do mercado. Em resumo, elabore um cronograma e faça de tudo para cumpri-lo. 

Execução do cálculo do orçamento

  1. Separe por etapas 

Toda obra conta com orçamentos prévios e definitivos. Primeiro é possível fazer uma estimativa da obra com base no valor dos imóveis na região e em construções parecidas feitas anteriormente. 

Depois, elabora-se um orçamento prévio, que já leva em conta certos custos com base na quantidade de material e pessoal necessário para o trabalho. 

Por fim, o orçamento analítico, que deverá apresentar todas as etapas da obra, tempo para que elas sejam cumpridas, quantidade de material para aquela etapa específica e quantidade de profissionais para o andamento dessa fase. 

Com a organização por partes, é muito mais fácil seguir o orçamento e o cronograma da obra. 

  1. Registre em uma planilha 

Quem trabalha na sua equipe ou foi contratado para seu serviço precisa ter fácil acesso a todos os dados da construção ou reforma. Isso vai auxiliar muito as pessoas responsáveis por tomar decisões diretas no rumo da construção, tendo a informação do valor a ser gasto e das prioridades. 

Ajuda também o idealizador da obra, que poderá enviar instruções com mais facilidade e ter maior controle no processo. É a organização dos números em benefício da comunicação.  

Clique aqui e baixe sua planilha de controle de gastos. 

Conclusão 

orçamento correto está por trás do sucesso ou fracasso de uma obra. Para construir ou reformar um imóvel, é preciso ter tudo anotado, desde os aspectos básicos da construção até os detalhes logísticos. 

Por isso é importante definir um objetivo claro, considerar gastos diretos e indiretos, além de definir um orçamento em etapas e deixá-lo disponível a toda a equipe. Assim, a montagem do orçamento e sua execução garantem o êxito da obra. 

►Quer garantir um bom orçamento para sua obra, com o melhor em artefatos de concreto, além de excelente atendimento e expertise do mercado? 

 Entre em contato!

Compartilhar