canteiro de obras

Dicas para diminuir desperdício de materiais no canteiro de obras

Uma grande quantidade de caçambas de entulho, materiais danificados e não utilizados em um canteiro de obras demonstra que algo não está funcionado corretamente. Os fatores que mais geram esses desperdícios são a falta de planejamento, organização e conscientização. Mas, com algumas poucas ações, é possível reduzir significantemente esse prejuízo.

Neste post, daremos algumas dicas de otimização de processos e práticas que ajudarão a diminuir o desperdício de materiais no canteiro de obras. Confira!

Tenha tudo planejado

O planejamento é a base de tudo. Desde o início, deve ser feito um levantamento, com o auxílio do engenheiro e demais profissionais envolvidos na obra, contendo a maior quantidade de informações possível. Este levantamento precisa conter não menos que todos os materiais necessários para a realização da obra, as quantidades de cada um e as medidas exatas do projeto — muitas perdas ocorrem por cortes incorretos de peças.

Atualize qualquer alteração que ocorra neste planejamento durante a execução da obra e, aproveite-o para controlar a baixa de materiais já utilizados.

Determine um orçamento limite para a compra dos materiais. Ele servirá como um indicador a mais do gasto excessivo na obra. Porém, não abra mão da qualidade em detrimento da economia. Isso poderá gerar a necessidade de reposições e retrabalho.

Estabeleça um padrão de organização

Mantenha a distribuição física do canteiro de obras o mais otimizado possível, para que os processos se conectem com facilidade e haja menor deslocamento de pessoas e materiais. Os ambientes devem ser organizados e limpos, tudo em seus devidos lugares, garantindo o bom andamento da obra e evitando desperdícios.

O armazenamento é outro elemento crucial na diminuição de desperdícios. É extremamente importante obedecer à sensibilidade de cada material, protegendo-os de fatores climáticos (excesso de chuva e sol) e quaisquer outros danos.

construção civil

Procure armazenar os materiais o mais próximo possível do canteiro de obras e utilize carrinhos de mão, mesmo para curtas distâncias. O deslocamento excessivo é uma das causas de danos e desperdícios.

Evite comprar os materiais com muita antecedência. Monte um cronograma com os prazos de utilização de cada um deles, administrando para que sejam recebidos somente quando forem necessários.

Incentive atitudes sustentáveis e a conscientização

O desperdício de materiais de construção não só é um prejuízo para a obra, como também gera impactos ambientais. Portanto, dissemine a cultura da sustentabilidade entre os trabalhadores. Além disso, explique como muitos materiais remanescentes e entulhos podem ser reutilizados ou reciclados.

Da mesma forma, conscientizar a todos os envolvidos faz a diferença. A soma de pequenas mudanças no dia a dia resultará em grande economia. Como, por exemplo, alertá-los de que deve ser preparada apenas a quantidade necessária de concreto para o momento.

Não esqueça da mão de obra

Além dos materiais, é muito comum ocorrer o desperdício de mão de obra durante a construção. Tempo perdido com excesso de deslocamentos e manuseamento incorreto de materiais ou, até mesmo, ociosidade por falta de atividades, acarretam prejuízos financeiros.

Esses problemas podem ser minimizados com a otimização do canteiro de obras, o controle do recebimento dos materiais e, especialmente, a contratação de trabalhadores especializados, o acompanhamento e treinamento quando necessário.

Acompanhe de perto

De nada adianta implementar todas essas mudanças se não houver acompanhamento. Portanto, não deixe de visitar a obra constantemente. Mesmo que tenha uma empresa especializada contratada é importante reforçar constantemente e verificar se os materiais estão sendo utilizados corretamente e da melhor forma.

Para que todas essas ações sejam realmente efetivas na redução do desperdício no canteiro de obras é preciso transformá-las em hábitos. Implemente as melhorias, cientifique e engaje os trabalhadores e responsáveis. Incentive novas ideias, acompanhe constantemente e, certamente, seu objetivo será alcançado.

Falamos muito sobre planejamento de obra nesse post e, para te ajudar nessa questão, temos um material completo e gratuito. É o checklist de itens indispensáveis no planejamento de uma obra. clique na imagem abaixo e faça o download gratuitamente:

planejamento de obra
Compartilhar

Leave a Reply

WhatsApp chat