Controle tecnológico do concreto

Controle tecnológico do concreto: o que é e como é realizado

Fazer obras de qualidade e com segurança é o objetivo de qualquer construtor. Essa é uma meta alcançável para quem entende sobre o controle tecnológico do concreto e adquire materiais de alta qualidade.  

Afinal, materiais que seguem as determinações da NBR 12655 tendem a ser de alto padrão e não apresentarem defeitos durante o uso. Isso por si só, evita uma série de dores de cabeça e gastos extras para a obra.  

Saiba mais sobre o que é esse controle, quais são suas principais etapas e as normas existentes.  

economia na obra
Acessar Quiz

Controle tecnológico do concreto: o que é? 

Consiste na realização de vários ensaios para verificar a qualidade do material que fazem parte da composição do concreto. O principal objetivo desse processo é garantir o bom desempenho da estrutura e evitar problemas  que possam afetar o concreto. 

É fundamental que o empreiteiro tenha uma noção desse tema, especialmente antes de iniciar o processo de “rodar o concreto na obra”. Afinal, a economia na avaliação do material pode se tornar um grande problema para a empresa. 

Leia também: Saiba como conferir a qualidade do bloco de concreto

Etapas do controle tecnológico 

O concreto pode sofrer grandes variações na sua qualidade até a sua aplicação e elas afetam diretamente as características do material. Diante disso, surge a importância da construtora fazer uma rigorosa seleção e ensaios desde o recebimento dos materiais até a análise das características do produto final. 

Veja abaixo quais são as principais etapas desse controle tecnológico e suas características: 

Controle de materiais 

Nessa etapa, são feitos ensaios para o recebimento, controle tecnológico do concreto e caracterização do cimento, água de amassamento, agregados, adições e aditivos. Para realizar esses testes, as construtoras devem seguir as indicações de procedimentos da NBR 12654

Concreto fresco 

Envolve uma série de serviços para fazer à aceitação do concreto fresco na obra, independente da forma de preparo. Nesse caso, a aplicação de cada tipo de concretagem ocorre logo após o recebimento dos materiais, quando é verificado no documento de entrega as características solicitadas e contratadas. 

Concreto endurecido 

Na terceira etapa do controle tecnológico do concreto são realizados ensaios em corpos-de-prova moldados durante o processo de concretagem. Através dos resultados obtidos, as construtoras podem definir a rejeição ou aceitação do lote de concreto. 

Normas para o controle tecnológico do concreto 

Além da NBR 12654, as construtoras devem seguir outra norma para controle tecnológico do concreto: a NBR 12655. Ela regulamenta o preparo, controle e recebimento desse tipo de material além de estipular: 

  • Responsabilidades; 
  • Parâmetros para estudos da dosagem e resistência do concreto; 
  • Condição de preparo; 
  • Parâmetros para ensaios de controle de aceitação e rejeição dos lotes de concreto. 

É importante destacar que a NBR 12655 exige a obrigatoriedade da dosagem experimental para concretos cuja resistência seja maior ou igual a 15 MPa. Nesse caso, é necessário contratar um laboratório para fazer essa testagem no concreto.  

Contudo, quem faz a compra do concreto dosado na central, essa dosagem experimental é de responsabilidade da concreteira. Mas é claro, isso não impede que o cliente faça outras testagens ou peça as análises do fornecedor

Para entender como funciona a fabricação e certificação de qualidade dos blocos inova, acesse o artigo em nosso blog.

Compartilhar