Calçada Inova Concreto - Obras

Dicas para construir uma boa calçada

A calçada é parte essencial de qualquer residência, sendo muitas vezes algo que valoriza o imóvel. É importante ter cuidado com os materiais utilizados para fazê-la, com sua colocação e sua estruturação. Pensando nisso, a Inova Concreto preparou um post com dicas para construir uma boa calçada:

1. Consulte se seu município possui regras para a construção de calçadas

Muitos municípios têm suas próprias regras sobre a construção, reconstrução e conservação de calçadas. É importante consultá-las antes de decidir qualquer coisa na sua obra, pois isso pode evitar dores de cabeça, autuações e multas. Algumas dessas regras dizem respeito a durabilidade das calçadas, resistência, a existência de faixas permeáveis, dimensões, condições de circulação, entre diversas outras questões.

2. Escolha bem os materiais

Uma boa calçada exige uso de materiais resistentes, com alta durabilidade, permeáveis, de fácil manutenção e que fiquem bem nivelados, além de apresentar flexibilidade em seu formato e certo apelo estético, para que seu resultado fique visualmente agradável.

A Inova Concreto possui diversas opções de pisos para você utilizar em sua calçada. Temos pisos de concreto intertravados de vários formatos, pisos táteis, trabalhados, xadrez, entre outros! As melhores opções de material você encontra aqui na Inova!

3. Pense na acessibilidade

É necessário cumprir alguns critérios de acessibilidade na hora de construir uma calçada. Para saber quais são esses critérios, consulte o Decreto Federal 5396, a legislação municipal e a ABNT NBR 9050.

Faixas elevadas e espaços compartilhados são boas opções de acessibilidade. Além delas, também temos a alternativa de investir em pisos táteis ou rampas pré-fabricadas que, se estiverem dentro das especificações e tiverem uma execução correta, são ótimas soluções.

4. Se atente ao ambiente

É importante verificar a legislação municipal para saber como lidar com a presença de inclinações, lixeiras, árvores e outros elementos no espaço da calçada. Também é interessante se atentar ao fato de que uma boa calçada deve ter uma área de circulação livre e não deve possuir obstáculos que venham a obstruir o local, proporcionando fluidez e segurança para todos os usuários.

5. Saiba que existem 3 faixas para as calçadas

A ABNT NBR 9050 estabelece três faixas para calçadas, sendo a primeira de acesso aos imóveis; a segunda de livre circulação e a terceira para serviços. As árvores e os equipamentos de mobiliário urbano devem estar na terceira faixa.

6. Avalie os custos da sua calçada

Além de avaliar o custo do material em si, é importante verificar sua qualidade e custo de manutenção. Sua obra acabará sendo muito mais cara se você utilizar, por exemplo, um piso de má qualidade que exija reparo frequente.

Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado! Se você gostou do post ou tem algo a mais para contribuir, deixe sua opinião nos comentários. Não deixe de conferir também o sistema de orçamentos online que a Inova Concreto possui.

Compartilhar
1 Response

Leave a Reply

WhatsApp chat