construção de casas - principais erros

Construção de casas: saiba como evitar os principais erros

Quem já participou da reforma ou da construção de casas sabe que qualquer descuido no planejamento pode ser desastroso. Os problemas podem ir desde atrasos na entrega e desperdícios até sérios danos causados pelo uso de materiais de má qualidade.

Neste artigo, listaremos os erros mais comuns cometidos durante a execução das principais etapas de uma construção. Além disso, contaremos o que você precisa fazer para evitá-los. Confira!

Como evitar os principais erros cometidos na construção de casas

Veja como os erros mais comuns cometidos na construção de casas podem ser previstos e evitados.

Falta de planejamento

Sem um planejamento adequado a probabilidade de que algo dê errado é muito maior. Antes de iniciar qualquer coisa, é imprescindível preparar um projeto. Liste todas as ações a serem executadas durante a obra, com seus respectivos prazos e orçamentos.

Dessa maneira será possível acompanhar melhor o andamento da construção. Além disso, você também poderá identificar com maior rapidez qualquer problema ou desvio e corrigi-lo.

Erro na compra de materiais

A compra dos materiais é uma etapa fundamental para o sucesso e, principalmente, o bom andamento de qualquer construção. Porém, devido à sua importância, a possibilidade de erros neste momento também é muito alta. Veja alguns destes erros.

Escolha de materiais de má qualidade

Não é incomum que o responsável pela compra opte por materiais de menor qualidade por serem mais baratos. Isso causa um risco enorme para a obra, comprometendo inclusive a segurança de terceiros.

Erro de cálculo

Errar no cálculo de metragens e da quantidade dos materiais a serem comprados pode gerar desperdícios, gastos desnecessários e, no caso de produtos como azulejos e porcelanatos (que constantemente saem de linha), até a impossibilidade de complementar a quantidade necessária.

Em ambos os casos, bastaria não apenas pesquisar um pouco e efetuar a compra dos materiais em uma loja confiável, mas também que ofereça toda a assessoria necessária para evitar esses erros.

Falta de mão de obra qualificada

A não ser que você seja um expert no assunto, a contratação de arquitetos e engenheiros para auxiliar no planejamento e acompanhamento de sua obra é extremamente indicado para evitar erros.

Na construção de casas é necessário garantir a qualidade da mão de obra contratada, bem como a dos materiais utilizados. De nada adianta contratar uma mão de obra mais barata no início e acabar tendo que pagar outra pessoa para reparar o defeito.

Problemas estruturais na construção de casas

Estes erros podem ser consequência da não contratação de um engenheiro e da falta de mão de obra qualificada.

Peso excessivo

Realizar uma construção sem o devido conhecimento dos padrões de segurança relativos ao peso que a fundação de sua obra suporta pode levar a erros estruturais. No futuro, esses erros causarão sérios problemas de estabilidade no imóvel.

Piso desnivelado

Se durante a construção o caimento do piso não for corretamente verificado, a água não escoará diretamente para os ralos. O resultado serão poças d´água sempre que o morador for lavar o cômodo.

Esses erros frequentemente cometidos durante a construção de casas podem ser evitados com planejamento e o apoio de profissionais especializados. Lembre-se, além disso, que economizar na compra de materiais ou na contratação de mão de obra pode não somente ser um erro, como um risco para a segurança da obra e dos futuros moradores.

Quer mais dicas para a sua obra? Então confira nossos ebooks sobre Construção Civil:

Ver Ebooks

Compartilhar