tubos de concreto

Confiram o passo a passo para instalar tubos de concreto

Entre as mais variadas etapas que são fundamentais em uma obra está a instalação de tubos de concreto, trabalho que deve ser feito com cuidado e muita atenção. Uma equipe qualificada realizando os serviços com uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) é fundamental para garantir a qualidade do serviço final. 

 

Estes tubos de concreto são ideais para a captação e transporte de águas pluviais e esgoto sanitário e, por isso, esta parte de obra merece cuidados especiais, para não gerar consequências desastrosas ou prejuízo financeiro.  

tubos de concreto

Tipos de tubos de concreto  

Os tubos de concreto são peças pré-fabricadas com diâmetros que variam de 20 centímetros a 2 metros. Possuem também tipos de conexão diferentes, como tipo macho-fêmea ou ponta-bolsa. Em geral, possuem nomenclaturas específicas de acordo com sua utilização e resistência mecânica. Quanto maior a classificação dos tubos de concreto, maior é sua resistência mecânica.  

  • Tubos de concreto para água pluvial: com armação – PA1, PA2, PA3 e PA4 / sem armação – PS1 e PS2. 
  • Tubos de concreto para esgotamento sanitário: com armação – EA1, EA2, EA3 e EA4 / sem armação – ES.  

 

Passo a passo 

Toda obra precisa começar com sinalização, isolamento do local e checagens dos materiais. Isso é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e evitar acidentes ao redor da obra.  

 

O segundo passo é a escavação, que pode ser feita de forma manual ou via maquinário. É muito importante seguir as medidas necessárias antes e durante a escavação, para garantir o espaço para o assentamento e o funcionamento adequado dos tubos.  

 

Em seguida, será feito o assentamento dos tubos de concreto. Em alguns casos, é necessário nivelar e concretar a base do solo escavado onde os tubos serão colocados. Vale destacar que é de extrema importância o acompanhamento do engenheiro responsável em todas as etapas. Nessa fase do assentamento dos tubos de concreto, será utilizado o uso de maquinários, como retroescavadeira. 

 

Depois do assentamento dos tubos, o próximo passo é aplicar as juntas, que podem ser elásticas ou rígidas. Nessa fase, é fundamental vistoriar a parte interna dos tubos para retirar qualquer resquício de terra ou algum outro detrito da obra que possa impedir a passagem da água.  

 

Depois que finalizar o processo de rejuntamento, faça uma nova checagem. Todos esses pequenos cuidados são fundamentais para garantir que, ao final da obra, esteja tudo certo, evitando assim problemas futuros.  

 

Em alguns casos, depois de fazer o assentamento, é necessário providenciar um poço de visita, que deve ser feito seguindo todas as normas de segurança.  

 

Depois de fazer todas as etapas citadas acima, está na hora do reaterro, onde os tubos de concreto serão cobertos com terra e será reconstruído a parte superior do solo, de acordo com o projeto. Essa etapa requer extremo planejamento e cuidado. Os materiais mais indicados são os de argila, por terem uma boa secagem e não apresentarem riscos de danificação dos tubos de concreto subterrâneos.  

 

Como calcular a quantidade dos tubos de concreto  

Saber a quantidade necessária é muito simples, visto que todos os tubos de concreto são padronizados no tamanho de 1 metro. Ou seja, se sua vala será de 10 metros, você precisará de 10 tubos de concreto, independente de qual tubo você escolher.

Compartilhar