Concretagem no inverno: como evitar e contornar problemas 

Não existe uma época ideal para realizar uma obra, embora muitos profissionais, assim como os pedreiros, por exemplo, prefiram trabalhar em climas mais amenos para não sofrer tanto com o calor intenso.   

Mas, junto com o inverno vem alguns desafios na obra, assim como a parte da concretagem, pois a velocidade da hidratação do cimento ou do concreto fica mais lenta em temperaturas mais baixas e, o endurecimento incorreto do concreto ou do cimento não apenas atrasa a obra como também traz prejuízos, resultados pouco uniformes e facilitam o surgimento de trincas e infiltrações. Sem contar com o risco de possíveis desabamentos fatais.    
Contudo, com alguns cuidados você poderá manter seu cronograma em dia e garantir a qualidade da obra.    

Processo de concretagem   

O concretotem uso consagrado na construção civil em função das suas características como resistência, durabilidade e versatilidade. No entanto, quando esse material não é produzido sob condições apropriadas, pode ter seu desempenho comprometido.   

O processo de concretagem quase sempre é realizado da mesma maneira, exceto nos dias mais frios, que precisa de cuidados especiais, pois a temperatura do ambiente no momento da concretagem é um dos fatores que impactam na qualidade do concreto.   

Como fazer concretagem em temperaturas abaixo de 15°  

  • 1ª Dica: É muito importante elevar a temperatura da água do emassamento. O ideal é que ela fique entre 25 a 70º e, para isso, tanto os aquecedores por imersão como os chuveiros elétricos são indicados.   
  • 2ª Dica: Outra dica é fazer a concretagem logo pela manhã, assim ficará exposta as temperaturas mais elevadas no decorrer do dia.   
  • 3ª Dica: Depois de lançado o concreto, cubra a superfície ou fôrmas com material isolante, pois as fôrmas protegem as peças do frio, portanto deixe-as ali por mais tempo.   

Concretagem no inverno e ABTN  

De acordo com a norma brasileira ABTN 7212 – Execução de Concreto Dosado em Central – Procedimento, item 4.5.4, a temperatura ambiente deve ser de no mínimo 5°C.  

Os profissionais da construção civil de várias regiões do Brasil, que de fato se tornam frias no inverno, mantém essa regra sob estrita observação.  

Dicas das normas nacionais e internacionais  

Tanto a norma nacional quanto a internacional possuem orientações específicas para execução de concretagem no inverno.   

Uma delas, e talvez a mais importante, é ter planejamento não somente de toda a obra, mas também, especificamente um planejamento para realizar a concretagem com rapidez de aplicação, incluindo confirmação da mão-de-obra e acesso às bombas de concreto, betoneiras e deslocamento de jericas e carrinhos.    

Esteja preparado para os imprevistos pois, eles, inevitavelmente irão aparecer. Por isso, arme um roteiro para não “ficar na mão”. Leve em consideração, por exemplo, que poderá haver dias de muito frio e chuva. Para isso, inclua material isolante como lonas, lençóis plásticos, mantas de palha, sacos de papel ou aniagem, etc.   

Outro cuidado é a manutenção das formas por mais tempo, uma vez que essas servem de proteção contra o frio.   

Mantenha também vibradores de reserva para evitar a interrupção da concretagem se algo der errado.   

No caso da mão de obra, conte com uma equipe de plantão para a necessidade de força extra para agilizar o lançamento do concreto, seu adensamento e cura.     

Vale ressaltar que todos esses cuidados devem ser supervisionados por um engenheiro ou por uma engenheira da obra, que determinará os quantitativos de tempo de desforma, material isolante, mão de obra necessária, enfim, todo o planejamento da concretagem.   

Onde encontrar produtos de concreto de qualidade  

Para garantir a qualidade da obra e evitar atraso por conta das baixas temperaturas, é de extrema importância seguir as recomendações expostas aqui neste post até agora. Mas, outro ponto de suma importância e que deve ser levado em consideração, é realizar a obra com produtos dequalidade. Comprar materiais de má qualidade irá comprometer a obra e ainda trará sérios problemas no futuro. Antes disso, certifique-se de que a empresa que irá comprar o material é de confiança.   

Inova Concreto   

A Inova Concreto é uma empresa jovem e dinâmica que surgiu da necessidade de ter produtos de qualidade no mercado da construção civil na região do Vale do Ribeira. Atualmente, fabrica blocos de concreto, pisos de concreto, lajes treliçadas, mourões de cerca, guias de concreto e tubos de concreto.   

Tem como objetivo garantir o melhor atendimento aos clientes e sempre busca o desenvolvimento de novos produtos, usando o que há de melhor em tecnologia e equipamentos para garantir um produto final de excelente qualidade.  

Para saber mais acesse:  https://www.inovaconcreto.com.br/  

Compartilhar