isolamento térmico

Como melhorar o isolamento térmico da sua obra?

Usar materiais que melhorem o isolamento térmico da sua obra é uma solução para manter a temperatura interna da construção agradável, em todas as estações do ano. Os pré-moldados com concreto ou EPS são uma das soluções mais utilizadas por promover um bom conforto térmico ao ambiente.  

Se você também quer melhorar o isolamento térmico da sua obra, confira algumas práticas e materiais que podem ser usados. Vamos lá?  

O que é isolamento térmico? 

A tendência natural é que dois espaços transfiram calor para igualar a temperatura. Nesse sentido, o isolamento térmico é utilizado como forma de dificultar esse processo. 

Esse efeito é obtido através do uso de materiais com boa capacidade isolante. Aqueles que apresentam baixo coeficiente de condutibilidade de calor e grande conservação das propriedades a longo prazo para evitar a manutenção frequente do sistema de isolamento. 

Embora a situação ideal para o isolamento seja o vácuo, a dificuldade de viabilizar um sistema com esse formato impede que ele seja utilizado. Diante disso, as construtoras utilizam o ar como principal isolante, pois ele possui baixo coeficiente de absorção de radiação e condutividade térmica. 

No entanto, como é difícil manter a boa capacidade isolante do ar, é preciso utilizar materiais fibrosos ou porosos que são capazes de imobilizar o ar e preservar seus efeitos, como: 

  • Poliéster; 
  • Lãs de rocha; 
  • Fibra de vidro; 
  • Concreto; 
  • Poliestireno Expandido (EPS) ou isopor. 

Formas de melhorar o isolamento térmico da sua obra 

Adotar formas de melhorar o isolamento térmico da sua obra contribui para aumentar a qualidade do projeto, oferecer mais conforto e diminuir gastos com climatização. Conheça abaixo algumas técnicas utilizadas por engenheiros e arquitetos: 

Telhas 

Localizadas no topo das edificações, as telhas recebem a incidência dos raios solares durante o dia inteiro. Por isso, é importante pensar em formas de potencializar seu desempenho para melhorar o isolamento térmico dos ambientes internos. 

Apesar de possuírem baixa condutividade térmica, é possível melhorar o isolamento térmico considerando alguns critérios na hora de escolher as telhas. Confira abaixo os principais deles: 

  • Utilize telhas brancas ou com cores claras, que recebem menos calor que os modelos de cor escura; 
  • Prefira telhas térmicas, produzidas com um material isolante entre duas placas. 

Jardins verticais ou horizontais 

Os jardins verticais ou horizontais são boas estratégias para manter a temperatura interna agradável. Isso ocorre porque a presença de vegetação contribui para umidificar o ar e evitar a troca de calor entre os ambientes. 

Aliás, esse tipo de estratégia também pode contribuir para a melhora do isolamento acústico, além as paredes e tetos verdes proporcionam uma estética bastante interessante para o projeto. 

Lajes e pisos pré-moldados 

As lajes e pisos também podem melhorar o isolamento térmico da sua obra, pois atuam como uma barreira térmica na construção. As estruturas, geralmente feitas em concreto, possuem diversas camadas de materiais isolantes como mantas e revestimentos. 

Apesar de que alguns materiais na construção civil ajudam a melhorar o isolamento térmico, as lajes pré-moldadas com lajotas EPS ganham destaque. Esses modelos têm bom desempenho nesse quesito porque o EPS é um excelente isolante e dissipa o calor de forma eficiente. 

Para melhorar o isolamento térmico da sua obra o recomendado é utilizar mais de um tipo de material, desde que eles atendam as necessidades de desempenho e possuam boa qualidade.  

Por isso, vale entrar em contato com uma empresa séria como a Inova Concreto, que possui uma grande diversidade de produtos que atendem às necessidades específicas de cada projeto. 

Compartilhar