cimento

Cimento tem prazo de validade?

O sucesso de uma obra depende de uma série de fatores, entre eles, o uso de materiais de qualidade. Mas, o que as vezes passa despercebido é garantir que eles estejam dentro do prazo de validade. Isso é fundamental para evitar riscos na obra. Aqui neste post vamos falar um pouco sobre a importância de usar os produtos dentro do prazo de validade e também dicas de como armazenar o cimento.   

Dicas sobre cimento  

Embora seja um material que garante versatilidade e resistência na obra, o que poucos sabem é que o cimento é sensível e precisa de alguns cuidados para não comprometer sua qualidade. Abaixo listamos algumas características do cimento. Confiram:   

  • Em função do grau de hidratação do cimento (empedramento), haverá em correspondência uma queda na resistência do concreto ou argamassa.   
  • O cimento deve ser armazenado em local bem protegido da ação das intempéries, da umidade e de outros agentes nocivos à sua qualidade.   
  • Para o estoque do cimento, a pilha deve ser constituída de no máximo 10 sacos. As pilhas devem ser feitas sobre estrados de madeira com altura de 10cm, para que não haja contato direto com o piso. Os sacos não devem também ficar em contato com as paredes ou com o teto, sempre mantendo uma distância aproximada de 10 cm e 50 cm respectivamente.   

Dicas de como armazenar corretamente o cimento   

O cimento é um material que exige cuidados na compra e, principalmente, no armazenamento. O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da sua data de fabricação, mas, se não houver cuidado na hora de guardar, você correrá o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.   

Isso acontece porque o cimento é super sensível à umidade e pode endurecer e empedrar se não estiver armazenado corretamente. Os cuidados devem ser redobrados em regiões mais úmidas.   

Para garantir a qualidade do cimento alguns pequenos cuidados devem ser tomados, entre eles:   

  • Cuidado ao transportar os sacos de cimento: Retire os objetos pontiagudos do veículo antes de carregar o material, evitando o risco de perfurar ou danificar os sacos. Outra dica é transportar o material pegando o saco de cimento por baixo e não pelas extremidades. Isso vai evitar que o saco rasgue e haja desperdício do material. Sempre cubra os sacos com lonas impermeáveis e se possível amarre para evitar movimentos durante o transporte.   
  • Não coloque os sacos diretamente no piso: A forma correta de armazenar o cimento é em uma estrutura seca e fechada, protegido da chuva e da umidade. É importante que o lugar possua boa ventilação, pois isso evita o acúmulo de umidade no ar. Para proteger o material da umidade é importante sempre colocá-los em lugares elevados, em cima de palets, por exemplo, e, sempre cubra com sacos ou lonas.   
  • Não armazene o cimento com outros materiais: Essa dica é muito importante, pois uma eventual contaminação pode afetar a qualidade e o desempenho do cimento, por isso evite guardar os sacos junto com fertilizantes, por exemplo, ou outros produtos do gênero.   
  • Verifique o estoque com atenção: Com o passar do tempo o cimento vai perdendo suas propriedades. Por isso, não compre vários sacos de uma vez só e fique atento a data de validade impressa na embalagem para usar sempre os sacos mais antigos primeiro.   
  • Cuidados para armazenar os sacos de cimento já abertos: Nem sempre se usa todo o saco de cimento de uma vez, por isso, é necessário armazenar o material já aberto para que possa ser usado em outra ocasião. Para garantir a conservação do produto é importante guardar o que sobrou em um balde plástico com tampa. Antes de tampar, coloque um plástico preto no topo do balde e prenda com um cordão bem apertado. Depois disso tampe o balde normalmente. Outra opção é colocar o cimento que sobrou em pequenos sacos plásticos. Assim você pode desembalar somente o necessário para usar em pequenos reparos.  

Inova Concreto   

A Inova Concreto é uma empresa jovem e dinâmica que surgiu da necessidade de ter produtos de qualidade no mercado da construção civil na região do Vale do Ribeira. Atualmente, fabrica blocos de concreto, pisos de concreto, lajes treliçadas, mourões de cerca, guias de concreto e tubos de concreto.   

Tem como objetivo garantir o melhor atendimento aos clientes e sempre busca o desenvolvimento de novos produtos, usando o que há de melhor em tecnologia e equipamentos para garantir um produto final de excelente qualidade.  

Para saber mais acesse:  https://www.inovaconcreto.com.br/  

Compartilhar