Casas de bloco de concreto: veja as últimas tendências do mercado de arquitetura

O bloco de concreto é o material de construção que vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil, pela economia e agilidade durante a execução da obra. E agora sua popularidade também chegou ao mercado da decoração, com as famosas casas de concreto.

A segurança e qualidade comum as obras de alvenaria são apenas mais algumas vantagens do bloco de concreto frente a versatilidade que o produto oferece na decoração. Fãs do estilo brutalista tem apostado no uso do material em conjunto com o uso do cimento queimado e peças que remetem ao design industrial criando uma nova tendência de arquitetura. Só no Instagram são mais de 17.000 publicações sobre o assunto. Confira algumas referências e veja como construir casas de bloco de concreto:

Casas de bloco de concreto aparente

As referências mais populares são as que utilizam o bloco de concreto de forma rústica na construção, ou seja, sem reboco, pintura ou qualquer outro tipo de acabamento. Além do ar moderno, ao dispensar a finalização a técnica reduz o custo final da obra.

Nesta residência em Brasília, o bloco de concreto encontra-se aparente em toda fachada externa da casa, que valoriza a arquitetura diferenciada do projeto junto as ligadas em vermelho e ao próprio ambiente do jardim.

 

Casa Lab 06 – Brasília

 

O bloco de concreto no projeto paulista aparece como opção de decoração interna na sala de estar em contraste com os móveis em madeira, deixando o ambiente mais aconchegante.

 

Projeto escritório Terra e Tuma Arquitetos, Vila Matilde – São Paulo

 

O teto rebaixado em cimento, junto aos blocos na parede reforçam o estilo brutalista na decoração do living. A decoração da parede ganha um novo ar com o uso do material, que lembra um papel de parede contemporâneo.

 

Living pelo arquiteto Tito Fecarelli, Vila Madalena – São Paulo

 

 

No projeto da MNBR Arquitetos, a parede foi demolida e reconstruída com blocos de concreto, deixados de forma aparente para valorizar ainda mais o ambiente.

 

Parede com bloco de concreto aparente MNBR Arquitetos – São Paulo

 

Os blocos de concreto também fazem toda a diferença na área externa de um projeto residencial. Segundo a linha do design industrial, o uso dos cobogós permitem a ventilação e iluminação natural, que completa a arquitetura do projeto.

 

Metamorfose Arquitetura e Urbanismo – São Paulo

 

Vale destacar que quando bem utilizados, os blocos de concretos também garantem isolação térmica, acústica e vedação contra insetos. São inúmeras opções de referências para seguir, de acordo com o gosto e finalidade da construção seja ela comercial ou residencial.

Leia também: 6 exemplos de construções sustentáveis

 

Compartilhar