Vantagens e desvantagens - Blocos de concreto

Blocos de Concreto: Vantagens e desvantagens de construir

Entre os inúmeros materiais disponíveis na construção civil, os blocos de concreto vêm ganhando cada vez mais espaço nos projetos de quem busca construir ou reformar. Composto de cimento, agregados e água, o bloco de concreto desempenha uma das funções mais importantes da obra: o alicerce, que dá forma e suporta as cargas da construção. Hoje, o objetivo deste post é expor as vantagens e desvantagens de utilizar este material.

Uma das etapas mais importantes de qualquer obra feita de alvenaria estrutural é quando as paredes são levantadas. São elas que dão a forma da construção, geram proteção termo acústica ao ambiente e delimitam espaços, além de conterem as instalações elétricas e hidráulicas. Com o uso dos blocos de concreto, é possível erguer paredes que ofereçam todos esses benefícios de forma simples e fácil. Antes de adquirir o material, contudo, é importante saber se ele será o mais adequado para a sua obra. Confira as vantagens e desvantagens de construir com bloco de concreto:

 

Vantagens

  1. Agilidade na construção

Por serem maiores que outros tipos de materiais, os blocos de concreto possibilitam agilidade na hora de construir, uma vez que tornam mais rápido o levantamento das paredes. Além disso, os blocos de concreto estruturais são autoportantes, ou seja, suportam todo o peso das paredes. Isso dispensa o uso de vigas e pilares, o que aumenta a produtividade e rapidez na execução da obra.

  1. Isolamento de temperatura e som

Como o concreto é o principal elemento de fabricação dos blocos de concreto, eles garantem o isolamento acústico da obra quase que por completo devido à absorção de sons internos e externos. Além disso, eles também são ótimos isoladores de temperatura, tanto no frio quanto no calor.

  1. Resistente a insetos

Por serem muito resistentes, os blocos de concreto permitem isolação contra diversos tipos de insetos. Além disso, obras que os utilizam como material principal não geram problemas com cupins, como acontece em casas de madeiras e afins.

 

blog impermeabilização

Desvantagens

  1. Custo do material

Pensando apenas no fator da aquisição de material, construir com blocos de concreto é uma alternativa um pouco mais cara. O custo dos blocos de concreto pode sair mais alto quando comparado com outros materiais, como a madeira e o tijolo.

Por outro lado, quando pensamos em todos os benefícios que os blocos de concreto nos proporcionam, como, por exemplo: aumento da produtividade, redução de mão de obra, redução de custos com outros materiais, maior resistência, entre outros; podemos dizer que eles são uma das alternativas que apresentam maior custo-benefício no projeto final de uma construção.

  1. Estrago com água e perfuração

Em casos de inundações, a água pode penetrar na base dos blocos, gerando acumulo e estragando as paredes. Neste caso, torna-se necessário utilizar métodos de prevenção. Outro problema que acontece devido à porosidade do material são as perfurações. Se perfurados, blocos que não passam por um controle de qualidade rigoroso podem desenvolver rachaduras e buracos rapidamente. É necessária a certificação de que o fornecedor realiza testes em laboratório para garantir a resistência e evitar problemas na obra, como é o caso da Inova Concreto.

  1. Dificuldade com novas instalações

O uso dos blocos de concreto dificulta a escavação das paredes, necessária para realizar novas instalações e manutenção de tubos e fiações. Ao utilizar blocos estruturais, essas instalações devem ser feitas junto com o levantamento das paredes, que não podem mais ser escavadas posteriormente. O profissional responsável por realizar o serviço deve ter muita experiência com o material.

 

Assim como qualquer outro material de construção civil, os blocos de concreto possuem suas vantagens e desvantagens. Antes de comprar é importante consultar um profissional especialista no assunto e pesquisar para saber qual é o material que mais se adequa ao seu projeto. Solicite um orçamento com a Inova Concreto e conheça o custo-benefício dos nossos blocos de concreto.

 

 

Compartilhar

Leave a Reply