Artefatos de concreto

Entenda para que servem os artefatos de concreto

Os artefatos de concreto têm conquistado a preferência dos profissionais da construção civil. Isso não poderia ser diferente, pois essas peças podem ser usadas na alvenaria, instalação elétrica, pisos de calçadas e muito mais. Confira aqui quais são os principais artefatos e como você pode usá-los na sua obra.

Bloco de concreto de vedação

Esse é um dos artefatos de concreto bastante utilizado na alvenaria de vedação, tais como muros e paredes. Contudo, por esses blocos serem de baixa resistência, eles precisam do suporte de outras estruturas como vigas, pilares e cintas de amarração. Sem eles, os blocos não conseguem suportar as cargas do muro.

Bloco de concreto estrutural

O bloco de concreto estrutural é peça-chave na alvenaria estrutural. Com esse material, não é preciso construir paredes com vigas de concreto ou colunas, pois ele tem uma alta resistência, capaz de suportar as cargas do edifício, e faz a função estrutural. Além disso, as tubulações elétricas ou hidráulicas são instaladas dentro dos blocos de concreto.

Canaleta de concreto

A canaleta é um dos artefatos de concreto mais populares. Elas têm um formato em “U” e são usadas com os blocos de concreto estrutural ou de vedação. Também são recomendadas para a construção de cintas de amarração de muros, vergas e contravergas das portas e janelas.

Meio bloco de concreto

O meio bloco é uma das peças utilizadas para fazer amarrações na alvenaria. Devido ao seu formato, não é preciso quebrar ou serrar a peça no momento da construção. Ele também permite que o bloco seja colocado em lugares difíceis, onde a estrutura não se encaixa.

Blocos de concreto chanfrados

Os blocos chanfrados são artefatos de concreto muito semelhantes aos meio-blocos. Entretanto, eles apresentam um chanfro de 45º e geralmente são usados quando as paredes da construção têm cortes e angulações que os demais blocos de concreto não conseguem fazer.

 

Blocos de concreto de amarração

Os blocos de concreto de amarração podem ser encontrados com comprimentos de 34 cm até 54 cm. O seu formato diferenciado faz com que eles sejam ideais para fazer os grautes e a união de paredes em “L” ou em “T”, melhorando assim a estrutura.

Blocos de concreto elétrico e hidráulico

Esses artefatos de concreto foram desenvolvidos para receber as instalações elétricas e hidráulicas da construção. Com eles, você consegue acelerar o processo do assentamento e das instalações desses tipos de sistemas. Esses blocos, evitam o corte das peças ou dificultam a obra.

Pavers de concreto

Os pavers de concreto são pisos de concreto, usadas para decorar calçadas, jardins e pisos de residências. É possível encontrar peças com desenhos e formatos que tornam o ambiente mais bonito. Além disso, o material em concreto garante que a lajota seja resistente e impermeável.

Mourão de concreto curvo

Esse é um dos artefatos de concreto utilizados para oferecer mais segurança ao terreno, especialmente em áreas industriais. Na curva do mourão de concreto, são instalados cerca de três fios de arame farpado ou de concertina. Isso dificulta o acesso ao terreno da obra.

Leia também: O que é alvenaria estrutural?

Siga nossas redes: Facebook e Instagram

Compartilhar