arquiteto

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha e seus projetos de concreto armado

Considerado um dos melhores e mais reconhecidos do Brasil e do mundo, o arquiteto Paulo Archias Mendes da Rocha nasceu na cidade de Vitória / Espírito Santo, no ano de 1928.  

O arquiteto, urbanista e professor se formou em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista.  

O dom pela arquitetura já estava do sangue, visto que Paulo Mendes Rocha era filho do engenheiro de portos e vias navegáveis Paulo Menezes Mendes da Rocha, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli / USP entre 1943 e 1947.  

Paulo Mendes da Rocha no Sesc 24 de Maio. Foto: © André Scarpa

Trajetória  

arquiteto começou a se destacar na arquitetura quando ainda era muito jovem. Aos 29 anos nos venceu o concurso para o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, 1958, obra que resultou na conquista do Grande Prêmio Presidência da República na 6ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1961.  

A partir de então, o grupo que, com a liderança de Vilanova Artigas, constituiu a chamada “escola paulista” na arquitetura.  

Entre 1960 e 1961 realizou projetos de escolas para a rede pública e ingressou como professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP.  

Datam desse período obras fundamentais, como a sede social do Jockey Club de Goiânia, 1962, o edifício residencial Guaimbê, e a própria residência, 1964, no bairro do Butantã, ambos em São Paulo. 

Projetou em 1968, ao lado de Artigas e Fábio Penteado, o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado – Parque Cecap, em Guarulhos, para 50 mil moradores. Em 1969, após o Ato Institucional nº 5 – AI-5, foi afastado da FAU/USP, retornando apenas com a anistia, em 1980, como auxiliar de ensino – condição na qual permaneceu até tornar-se professor titular em 1998, quando foi aposentado compulsoriamente, por ter completado 70 anos de idade.  

Com os direitos profissionais cassados, venceu em 1969 o concurso nacional para o Pavilhão do Brasil na Expo’70, em Osaka: uma grande cobertura de concreto e vidro apoiada em colinas artificiais. No concurso internacional para o Centre Georges Pompidou (Beaubourg), em Paris, em 1971, seu projeto foi um dos premiados. 

Representante da Escola Paulista e ganhador do Prêmio Pritzker, o chamado “Nobel da arquitetura”, Paulo foi também autor de projetos como o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e o plano de reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo.  

Seu currículo e sua trajetória são dignas de respeito e admiração não apenas para os alunos e profissionais da área da arquitetura, mas também de toda a população brasileira, que teve uma pessoa tão importante que fez história no país.  

Feliz aniversário, Paulo Mendes da Rocha!, © PMDR Archive

Principais Obras / Projetos  do arquiteto

arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, reconhecido internacionalmente por suas obras por meio de condecorações como Leão de Ouro na Bienal de Veneza, Prêmio Imperial de Artes do Japão, Medalha de Ouro do RIBA, além do Pritzker 2006, deixa um imenso legado. 

Listamos algumas das suas principais obras / projetos:  

  • Sesc 24 de Maio, São Paulo: Desenhado por Paulo Mendes da Rocha e pelo MMBB Arquitetos, ele ocupa um edifício existente ao qual se fizeram dois adendos construtivos importantes: uma piscina na cobertura e um teatro no subsolo. Uma grande rampa percorre todos os andares.   
  • Museu dos Coches, Lisboa: Essa obra é marcada por uma gigante praça coberta e um espaço de exposição suspenso.  
  • Praça do Patriarca, São Paulo: O projeto tinha como objetivo reorganizar o trajeto viário e as paradas de ônibus como um terminal, utilizando o Viaduto do Chá, por meio de uma leve cobertura de aço e cristal.   
  • Casa Gerber, Angra dos Reis: A cobertura é inteiramente preenchida por uma superfície de água, para otimizar a resistência do concreto e garantir tanto o isolamento térmico quanto a perfeita impermeabilização.  
  • Capela de Nossa Senhora da Conceição, Recife: O pequeno edifício utiliza parcialmente as ruínas de uma casa. Em contraponto com a arcada remanescente, de blocos cerâmicos, o que chama a atenção é a estrutura, com dois pilares.   
  • Galeria Vermelho, São Paulo: Localizada no complexo viário do final da Avenida Paulista, a galeria é o resultado da reforma de três sobrados.  
  • Sabina – Escola Parque do Conhecimento, Santo André: Este projeto foi encomendado pela Prefeitura de Santo André/SP ao arquiteto, no ABC paulista, cujo objetivo era inserir no parque Central da cidade um museu de ciências associado à rede pública de ensino. O programa inicial foi ampliado para que a construção pudesse abrigar outras atividades, como exposições de arte e eventos diversos.  
  • Museu da Língua Portuguesa, São Paulo: Inicialmente uma construção modesta, foi construída entre 1897 e 1901.  
  • Museu das Minas e do Metal, Belo Horizonte: Ocupa um imóvel histórico na praça da Liberdade. Volumes envidraçados, que contém elevador e escada e blocos em forma de U, com revestimento metálico em tom vermelho foram as soluções encontradas para resolver a circulação interna.   
  • Edifícios de uso misto, Recife: Abriga garagem para mil veículos. Foram construídos em entorno histórico.  
  • Loja Casamatriz, São Paulo: Este projeto para a loja de mobiliária e tapeçaria localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva contrapõe-se ao cenário de grandes vitrines do entorno, abrindo para a rua apenas uma janela quadrada de 2,5 metros de lado.   
  • Museu e Teatro Cais das Artes, Vitória: O projeto é como um navio de 150 metros de comprimento e 25 metros de altura ancorado na Enseada do Suá, extensa área plana próxima ao Porto de Vitória.  
  • Obra do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro: Edifício eclético.  
  • Museu de Arte Moderna, Santos: Caixa suspensa que abriga museu vertical em Santos.  
  • Instituto Tecnológico, Belém: A construção pode ser entendida como uma palafita de alta tecnologia que acompanha o ritmo das águas, suspensa sobre o rio Guamá.  

Doação do arquiteto  

Entre tantas ações realizadas pelo arquiteto, podemos citar como uma das mais importantes a doação que Paulo fez de todo o seu acervo com mais de 8 mil itens para a Casa da Arquitetura, instituição portuguesa com sede em Matosinhos que se dedica a preservar e difundir documentações de arquitetura

Os materiais englobam tudo que foi produzido desde a década de 1950, sendo 320 projetos, 6,3 mil desenhos analógicos, 1,3 mil desenhos físicos, 3 mil fotografias e slides e 300 publicações.    

Partida  

Na madrugada do dia 23 de maio de 2021, um dos maiores nomes da arquitetura brasileira e mundial, faleceu aos 92 anos. O Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, homem de pensamento afiado e crítico, estava com câncer de pulmão e encontrava-se internado em um Hospital de São Paulo.  

Em sua brilhante trajetória, Paulo deixou grandes legados e será sempre lembrado pelo papel formador que possuía.  Sua criação arquitetônica debatia a vida, levantando indagações que questionam as ideias prontas e o conformismo. Consolidou uma influência além da linguagem ou estética, formada principalmente pelo modo de agir e de pensar, no qual cada projeto era uma oportunidade de transformação. Suas ideias e desenhos transbordavam os limites do programa, lote e materialidade, trazendo sempre um novo olhar para uma simplicidade revolucionária. 

Inova Concreto  

Inova Concreto é uma empresa jovem e dinâmica que surgiu da necessidade de ter produtos de qualidade no mercado da construção civil na região do Vale do Ribeira. Atualmente, fabrica blocos de concreto, pisos de concreto, lajes treliçadas, mourões de cerca, guias de concreto e tubos de concreto.  

Tem como objetivo garantir o melhor atendimento aos clientes e sempre busca o desenvolvimento de novos produtos, usando o que há de melhor em tecnologia e equipamentos para garantir um produto final de excelente qualidade. 

Para saber mais acesse:  https://www.inovaconcreto.com.br/ 

Compartilhar