alvenaria estrutural

Entenda a importância da especialização em alvenaria estrutural

Os profissionais que dominam as técnicas da alvenaria estrutural são os mais requisitados no mercado. Isso porque eles conseguem executar construções com mais agilidade, eficiência e economia, algo essencial para qualquer obra.

Mas, por incrível que pareça, alguns profissionais da construção civil ainda desconhecem as vantagens que a especialização nessa área pode proporcionar. Assim, perdem a oportunidade de serem contratados para vários projetos.

Para que isso não aconteça com você, selecionamos as principais informações para que você fique atualizado sobre essa tendência.

Alvenaria Estrutural: o que é?

A alvenaria estrutural é um método de construção eficaz, rápido e mais econômico, que surgiu com o objetivo de substituir o tradicional processo de concretagem.

O grande diferencial é que as próprias paredes exercem a função de sustentar o edifício, sendo assim desnecessário o uso de vigas e pilares durante a construção do empreendimento. Nesse estilo de alvenaria são usados materiais como blocos de concreto ou cerâmicos ocos, argamassa, grautes e armaduras.

Durante a obra a estrutura das paredes e a vedação são realizadas ao mesmo tempo. Isso demanda um conhecimento específico dos profissionais e um planejamento bem detalhado.

Principais benefícios

O uso desse método proporciona uma série de vantagens para a execução de qualquer obra. Dentre as principais delas destacam-se:

  • O desperdício de material é reduzido, o que proporciona uma economia de até 30%;
  • Período menor de execução;
  • Construção simples de ser realizada;
  • Mais organização no gerenciamento da construção.

 

Importância da especialização em Alvenaria Estrutural

Devido aos benefícios que a alvenaria estrutural proporciona, a técnica tem sido aplicada em grande parte das obras no país. Nesse cenário, o profissional da construção civil que domina essa técnica, consegue se destacar dos demais e ser contratado para inúmeros projetos.

Afinal, os especialistas nesse tipo de alvenaria conseguem gerar resultados como a agilização do processo produtivo, qualidade do edifício e racionalização dos custos. Essas são características desejadas pelas construtoras que desejam realizar projetos em tempo rápido e com eficiência.

Para se tornar um especialista na área, é preciso investir na realização de cursos e treinamentos de aperfeiçoamento da técnica. Através deles, o profissional irá aprender todas as normas e métodos de como elaborar e executar projetos com precisão.

Sem dúvida, buscar atualização é a melhor estratégia para conseguir acompanhar o mercado da construção civil e ser reconhecido como um profissional diferenciado. Por isso, não deixe de investir em cursos de especialização como o de Alvenaria Estrutural, que tem sido cada vez mais requisitado pelo mercado.

 

Nós da Inova Concreto temos também um material que pode te ajudar a idealizar o melhor projeto de Alvenaria Estrutural. Nele você vai entender melhor sobre como planejar, quais equipamentos são necessários, como construir e garantir a qualidade da obra. Clique no link e baixe gratuitamente:

Quero Baixar

Compartilhar