Inteligência Artificial na construção civil

A inteligência artificial no setor da construção civil

O uso de ferramentas digitais para a construção civil ainda é baixo. Além disso, o setor é um dos que mais demora para adotar novas tecnologias. Por isso, segundo pesquisa da McKinsey, a indústria global da construção cresceu apenas 1% nas últimas décadas, diante da média mundial dos outros setores de 2,8% de crescimento.

Porém, essa realidade está sendo mudada aos poucos e tende a tornar as adaptações mais velozes. Assim como a inteligência artificial, outras tecnologias já começam a aparecer no setor e a mostrar resultados.

Inteligência artificial (IA) é um conceito usado para descrever quando uma máquina imita funções cognitivas humanas, como resolução de problemas, reconhecimento de padrões e aprendizado. Na construção civil, já se vê utilizações que vão desde a filtragem de e-mails de spam, até um monitoramento de segurança avançado.

Na mesma pesquisa, a McKinsey afirmou que as empresas de construção podem aumentar a produtividade em até 50% por meio da análise em tempo real de dados, um dos principais pontos de desenvolvimento, conhecido como Big Data.

Conheça as principais aplicações da inteligência artificial como ferramentas para construção civil e como ela pode melhorar os resultados do setor:

 

Otimização de design

A utilização de sistema de recomendação (aprendizado supervisionado) e outras tecnologias de IA conseguem capturar dados ambientais, de construção e de materiais e são capazes de recomendar a engenheiros e arquitetos as melhores práticas, como o uso de determinada solução estrutural ou acabamento arquitetônico.

Outra aplicação nesta área é o Building Information Modeling, um processo baseado em modelos 3D que fornece aos profissionais insights de arquitetura, engenharia, mecânica, elétrica e hidráulica para planejar, projetar, construir e gerenciar edifícios e infraestrutura de maneira eficiente.

Portanto, o objetivo final é que proprietários e contratados tenham mais informações para tomar decisões assertivas.

 

Controle de qualidade

A Inteligência Artificial é fundamentada em redes neurais. Estas podem ser usadas para avaliar imagens coletadas por drones para buscar e comparar inconsistências de construção em relação aos modelos existentes.

É possível obter informações sobre quaisquer problemas ou ameaças potenciais a um edifício, antes que eles aconteçam. Por isso, a economia de tempo e de custo é expressiva.

 

Gerenciamento de projetos

A capacidade de capturar e tratar dados de forma inteligente é fundamental para a gestão dos projetos. Sistemas conseguirão escaneamentos 3D de forma autônoma de canteiros de obras. Esses dados vão para uma rede neural que classifica a extensão de diferentes subprojetos a serem considerados.

Além disso, já se trabalha em programas de construção que irão gerenciar projetos inteiros. Informações de riscos do projeto, de capacidade de construção e estabilidade estrutural para profissionais e clientes serão geradas de forma rápida e eficiente.

Inteligência artificial na construção civil

Construção modular, casa pré-fabricadas e impressão 3D inteligente

A Inteligência Artificial está tornando mais comum e viável as casas de impressão 3D. Isso porque, podem ser construídas fora do local. Isso economiza tempo e recursos e facilita a entrega na área escolhida.

Usando robótica inteligente e o aprendizado das máquinas é possível maximizar os resultados e construir casas em horas, em vez de semanas ou meses.

 

Big data e análise de dados

Uma enorme quantidade de dados está sendo criada todos os dias. Os sistemas de inteligência artificial estão cada dia mais aptos para aprender e melhorar a partir da análise dessas informações.

Diversas são as fontes de dados que podem ser utilizados para melhorar o desenvolvimento de tecnologias e projetos. Por exemplo, imagens capturadas de dispositivos móveis, vídeos de drones, sensores de segurança, modelagem de informações de construção (BIM).

Esta realidade representa uma oportunidade para os profissionais e clientes do setor de construção civil. É possível se beneficiar dos insights para os mais diversos pontos e etapas do processo.

Quer se preparar para o futuro do setor e conhecer novas ferramentas para a construção civil? Confira nossos materiais sobre o assunto:

O futuro da engenharia civil: será que estou preparado?

Estimativas para o mercado da construção civil em 2019

Compartilhar