Dicas para calcular os gastos da obra

6 dicas para calcular os gastos da obra

Calcular os gastos da obra é uma das etapas mais importantes do planejamento, seja ela de grande ou pequeno porte. Isso acontece porque a tamanho da obra irá determinar a quantidade de materiais necessários e determinar o orçamento final.

Para não haver surpresas inesperadas, separamos algumas dicas que irão te ajudar a realizar o cálculo de maneira precisa.

Use a tecnologia e os apps disponíveis

Talvez você não conheça, mas existem aplicativos que executam o cálculo de gasto de uma obra. Através dele é possível ter uma estimativa sobre o custo dos materiais que serão usados no decorrer da construção.

Esses aplicativos contam com interfaces intuitivas e fáceis de usar. Apesar de serem destinados para os profissionais da construção civil, qualquer pessoa pode usar para auxiliar no planejamento.

Confira abaixo, quais são os aplicativos mais recomendados para realizar esse tipo de cálculo:

–         M² Obras;

–         Reforma Simples;

–         ConstruFácil;

–         ConstruCalc;

–         Cálculo do Concreto

 

Contrate um profissional especializado

Caso a obra seja complexa ou você queira ter em mãos valores precisos, então a melhor alternativa é consultar um profissional especializado para fazer o cálculo de gasto.

Profissionais, como engenheiros, são capacitados para realizar esse tipo de cálculo e revelar a quantidade de insumos que serão gastos da obra. Vale a pena destacar que esses profissionais conhecem os imprevistos que acontecem em uma obra e, por isso, podem incluir no cálculo uma estimativa de perdas ou contratempos.

Faça o cálculo por área

Outra dica bacana é usar a área da construção como base do cálculo de gasto. Com esse método, você poderá comprar os materiais na quantidade correta, sem desperdícios.

Para fazer esse tipo de cálculo é preciso respeitar as particularidades de cada material. Os tijolos, por exemplo, contam com medidas diferentes do que o concreto, e isso afeta na quantidade final dos insumos.

calculas gastos da obra

Além das dicas acima, existem outros fatores que influenciam no hora de calcular os gasto de uma obra. Confira abaixo, os principais deles:

Elabore o planejamento da obra

O planejamento é a base de qualquer empreendimento de sucesso na construção civil. Com ele, é possível estipular quais serão os custos de cada etapa da obra, prever gargalos e criar estratégias para reduzi-los.

Para elaborar esse planejamento é preciso conhecer todos os detalhes do projeto. Isso inclui um levantamento sobre os materiais e mão de obra que serão utilizados no percurso da obra.

Ao ter essas informações em mãos, os profissionais conseguem gerenciar os recursos de maneira eficaz.

Controle o orçamento

Tão importante quanto criar o planejamento da obra é elaborar o orçamento do empreendimento. Afinal, nele estarão detalhados todas as receitas e custos, que auxiliam na formação do cálculo de gasto da construção.

Com o orçamento pronto, o engenheiro ou o mestre de obra tem uma estimativa do quanto pode ser gasto. Assim, eles podem realizar um acompanhamento preciso dos custos em cada etapa e tomar decisões assertivas.

Isso consegue reduzir as probabilidades de a construção sair mais cara do que o previsto. Pelo contrário, ainda há chances de obter economia durante o processo.

Faça uma pesquisa de materiais

Os materiais são um dos fatores que mais impactam no cálculo de gastos da obra. Por isso, a compra desses insumos deve ser feita de maneira cautelosa. Uma boa prática para não aumentar os custos da construção é fazer uma pesquisa de mercado.

Durante a pesquisa é recomendado solicitar orçamentos em empresas de credibilidade. Opte por comprar daquelas que além de oferecer um bom preço, vendem produtos de qualidades, facilidade de pagamento e descontos.

 

 

Compartilhar