5 vantagens de escolher o bloco de concreto

A construção civil está se transformando. Se, no passado, havia uma limitação ao uso da alvenaria de vedação, hoje existem uma gama de alternativas, uma delas é o bloco de concreto.

Cabe realizar cálculos junto ao engenheiro para ver a disponibilidade de materiais no mercado e o desempenho antes, durante e após a obra, para avaliar a opção que irá proporcionar o melhor custo benefício.

Se há muitas alternativas para a construção civil em geral, quando o assunto são os blocos usados no canteiro de obras, dois tipos dominam o mercado: os blocos de concreto e os cerâmicos.

Ambos são utilizados na alvenaria convencional, de vedação, e na alvenaria estrutural, quando as paredes têm função essencial para a sustentação do imóvel. Neste post, você verá as principais vantagens em optar pelos blocos de concreto na sua obra. Confira.

  1. O bloco de concreto é mais resistente e reduz as perdas

Seja na alvenaria de vedação ou estrutural, os blocos de concreto são muito mais resistentes que os blocos cerâmicos. Utilizados principalmente para áreas externas, a perda com o concreto é um terço menor do que com os tijolos.

A perda é reduzida pela resistência, mas também pelo tamanho maior dos furos internos, que permitem a instalação de estrutura das redes elétrica e hidráulica, por exemplo, evitando a quebra proposital dos blocos para este fim.

Porém, essa economia com instalações elétricas e hidráulicas depende de um bom projeto, que preveja, de antemão, a passagem dessas redes pela construção.

  1. Mais produtividade com os blocos de concreto

O andamento da obra também é privilegiado com o uso dos blocos de concreto. Pelo seu tamanho maior, o construtor pode realizar o trabalho mais rapidamente. Essa agilidade também é vista no momento do assentamento com argamassa. Como os blocos são bastante uniformes, o acabamento é facilitado e também reduz gastos com revestimentos, utilizando menos produto e obtendo resultados melhores em menos tempo.

  1. Mais limpeza e respeito pelo meio ambiente

Tão importante quanto os benefícios da produtividade e da economia é a aplicação dos 3Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Com a utilização dos blocos de concreto, principalmente os estruturais, as obras tendem a ser muito mais limpas, uma vez que sua aplicação é extremamente assertiva. Isso reduz a geração de resíduos da construção civil e contribui positivamente para a melhor gestão dos resíduos sólidos na sociedade.

Em algumas situações, devido à sua homogeneidade estética, quem está construindo opta por manter os blocos aparentes, realizando apenas uma cobertura protetiva para evitar o excesso de umidade nos blocos, dispensando outras tintas e revestimentos.

  1. Melhor isolamento acústico

Quem imagina a casa nova, mesmo em um grande centro urbano, pensa em um cantinho livre da poluição sonora do dia a dia.

Para atender a esse objetivo, o bloco de concreto também é a escolha ideal, porque tem melhor isolamento acústico, eliminando parte do ruído externo do imóvel.

  1. Economia em todas as etapas do processo

Mesmo que, comparativamente, os blocos de concreto tenham um valor mais elevado em relação aos blocos cerâmicos, a opção pelo concreto é acertada uma vez que a perda reduzida é traduzida na economia de custos.

A economia também está na redução do consumo de outros materiais, como argamassa, madeira, aço e concreto. Como a empreitada tende a ser mais rápida e gerar menos resíduo, gasta-se menos em diárias dos profissionais envolvidos na obra e até na limpeza do terreno após a conclusão da construção.

Gostou dessas vantagens? Esperamos que já tenha tomado a decisão do bloco ideal para a sua obra. Agora é só botar as mãos na massa!

 

Leia também: Entenda para que servem os artefatos de concreto

Siga nas redes: Facebook e Instagram 

Compartilhar